Hoje vamos falar um pouquinho de mais três assuntos que fizeram parte do nosso primeiro mês aqui em Winnipeg!
Esperamos que gostem =)
KILDONAN PLACE, VALUE VILLAGE, REAL CANADIAN SUPERSTORE...
BRazuCAs por AI - Primeiro Mês - Real Canadian e Value Village
No dia 10 de Maio, fomos pela primeira vez nesses três locais que estão no título aí em cima e foi muito gostoso, principalmente porque foi a primeira vez que fez calor de fato em Winnipeg depois do inverno rigoroso que tiveram. Para que vocês possam ter uma idéia, era possível sair de shorts na rua, se quiser. O único problema do calor, pelo menos pra gente, é que achamos que eles sentem falta do inverno extremo e colocam o ar condicionado no ultimo, inclusive no ônibus. Sendo assim, chegamos a conclusão (para os friorentos) que você deve levar uma blusinha de frio tanto no inverno quanto no verão haha.
É um local que vale a pena conhecer, pois além de ter um shopping com muitas lojas legais, tem três mercados diferentes próximos - Walmart, Real Canadian Superstore e Target dentro do Kildonan Place (Voltamos lá recentemente e pudemos perceber que também tem um Safeway =). Então se você é igual ao Igor que ADORA ir no mercado e fazer pesquisa de preços, é uma ótima idéia. Além disso, tem um centrinho comercial como vocês puderam ver no vídeo com muitas outras lojas como Toys R us, Best Buy, Ashley Furniture, entre muitas outras...Também sabemos que atrás do Polo Park é possível encontrar alguns desses mercados e dessas lojas também, caso você prefira ir lá, vale a pena também.
Value Village nada mais é que uma loja composta por produtos doados por pessoas e a renda gerada através da compra é revertida para as pessoas com diabete. A causa é muito boa, além dos produtos serem bons também. Tem tudo que você pode imaginar, mas a maioria é composta por roupa mesmo, tipo calça jeans masculina a partir de uns 4 dolares. Os valores são bem simbólicos mesmo, pois o objetivo é ajudar as pessoas com diabete. Além do mais, os canadenses adoram comprar coisas de "second-hand", por isso tem muita loja desse tipo aqui. Outros exemplos que chegamos a conhecer é a Salvation Army e uma outra loja que vamos falar melhor no próximo post. =)
Shopping Kindonan Place em um dia muito bom... |
Esposição de Mustangs |
Parque de diversões no estacionamento do shopping! |
Having FUN! |
Promoções do Super Store |
So cute!!! |
Parece até real... |
Genial essa cadeira de elásticos e bem confortável! |
ADAPTAÇÃO
Bom, muita gente deve se perguntar como está sendo nossa adaptação aqui no Canadá e também se tivemos o que muitos chamam de "choque cultural". Well, na verdade o que pegou mesmo pra gente até o momento foi sair do forno do Brasil e chegar na geladeira do Canadá (Freezer foi pra quem chegou aqui em Janeiro hehe). Apesar de já termos vivido temporariamente em um local que chegou a fazer 25 graus negativos, lá o esquema era totalmente diferente. Quando precisávamos ir trabalhar ou fazer compras no mercado, por exemplo, nós tínhamos quem nos levasse de carro. Os locais, como vocês devem saber, são aquecidos. Então, não foi tão impactante assim como foi aqui, pois não temos a facilidade do carro desde que chegamos. Percebemos também que não somos os únicos, há muitas pessoas, inclusive canadenses, que também não tem e diríamos mais, até não tem por opção porque querendo ou não, ter carro aqui é relativamente barato quando comparado ao Brasil. Conclusão, se eles sobrevivem, porque nós não sobreviveríamos, certo? Bom, mas claro que não vamos negar que esse impacto foi um dos mais difíceis, e olha que não chegamos a pegar -40 hehe. Fora que sua pele fica mais seca, com rachaduras e você é obrigado a passar creme no rosto e na mão, chapstick no lábio e se agalhar bastante para não pegar um gripe. Se quiser tomar a vacina da gripe também, aqui é gratuita o ano todo nas Walking Clinics.
Quanto à cultura, até o momento não tem sido algo tão difícil, uma porque continuamos comendo a nossa comida, como vocês puderam ver no post anterior. Outra, a língua não é uma barreira para nós (sabemos nos virar =) e eles falam até mais pausadamente e claramente que os americanos. Claro, as vezes ter que esperar o bonequinho ficar branquinho para atravessar na faixa de pedestre, mesmo não tendo carro na rua, é dificil hahaha...mas como vi numa palestra ontem de Paul Holmes sobre diversidade cultural no ambiente de trabalho - Você tem que encontrar um meio termo entre a sua cultura e a cultura canadense (em breve, vou colocar mais informações sobre esta palestra, pois creio que será muito útil para vocês interessados em vir para o Canadá, principalmente quem vem com visto de trabalho ou como Residente Permanente). Aqui eles são muito polites, educados, simpáticos, friendly,....então não tem sido algo difícil de lidar e conviver. Como vocês puderam ver nos posts anteriores, até para você se inserir na sociedade canadense e obter sua conta no banco, seu SIN card, Health Card...é muito simples e todo muito está disposto a te ajudar.
Eu + Aline + Chocolate Quente =D |
VIDA NOVA, NOVA CASA!
Enfim, como muitos de você devem saber, já conseguimos alugar um apartamento. Nos mudamos dia primeiro de Maio, pois aqui normalmente o leasing inicia no primeiro dia do mês. Claro, tem casos que eles precisam que alguém alugue as soon as possible, ou porque o local está muito tempo sem nenhum tenant ou por se tratar de um sublet. O que é isso? O leasing aqui normalmente dura um ano, porém supomos que você tem que deixar o apartamento antes da data prevista, então você paga uma multa não muito alta (não lembro ao certo quanto, mas nada absurdo) e aí eles colocam seu apto para alugar pelo restante dos meses que ficou faltando para completar o leasing. Certo? Certo...no nosso caso, fizemos o leasing de um ano mesmo, pois o apto estava vazio. Não vazio, vazio...ainda estava com algumas coisas do morador antigo que a landlord ficou de vir buscar aqui, mas pra ser sincero, até agora, nada! hahaha o bom é que temos colchão, sofá, hack...tudo praticamente free!
Nós optamos por um apto de um bedroom mesmo e os valores variam entre $600 e $800 (já encontramos valores menores que isso e maiores também), tudo depende da localização, claro e também do estado do apto. Agora está numa onda de renovar os aptos e então eles revitalizam prédios antigos e depois jogam o preço lá em cima para alugar. Nós preferimos algo próximo ao centro pela questão da facilidade, mas claro, não bem no centro, porque o fluxo de carro é bem intenso (sim, aqui também tem horário de pico e transito hehe) e não é considerado muito safe, devido aos nativos ficarem nessa região pedindo dinheiro e bebendo bastante (pois é, Winnipeg tem problemas sociais também). Nós estamos ao mesmo tempo em um local residencial e também perto de tudo que precisamos (Não vale dizer perto de um subway, pois este é igual padaria no Brasil hehe). Como escolhemos aqui? Andamos bastante na região central da Cidade até encontrarmos um local nessas condições. E achamos! Em uma semana já tínhamos escolhido e dado entrada no processo para alugar, e não é que nosso application foi aprovado no mesmo dia (o que normalmente demora uns três dias úteis para receber a resposta - positiva ou negativa).
Bora tomar um lanche da tarde ;) |
Como dissemos no video de primeira semana, listamos algumas imobiliárias como Winpark Dorchester, Sussex Realty, Towers Realty, ... para que pudéssemos visitar, porém na primeira que entramos, já deu certo. =) Estamos bem felizes, porque estamos 10 minutos da Rail Station onde fica o Language Trainning Centre (LTC) e 20 minutos do trabalho do Igor. Tudo isso A PÉ! Fora que ainda estamos na rota do Free Shuttle que dá inclusive para o Igor pega-lo no inverno e também dá pra ir para o LTC e Princeless Campus da Red River. (Em breve vamos falar mais sobre esse Shuttle). Bom, acho que é isso que ficou faltando falar no vídeo mesmo. Ah! Fiquem atentos também que aqui tem um sério problema de bed bug e se vocês escolherem um dos aptos listados no site, aconselhamos vocês a procurar outro local. Sério, nós tínhamos escolhido um e nem sabíamos, mas a canadense que moramos com ela, nos aconselhou a escolher outro local e foi o que fizemos. Fiquem atentos!
Uma dica que os canadenses nos deram foi quanto ao site Kijiji, pois eles usam muito esse site para tudo né, inclusive mobiliar suas casas através da sessão free deste site. Claro, não peguem armação de cama e colchão, pois pode ter bed bug, mas de resto, eles falaram que não tem problema (assim esperamos). Nós, no caso, não tivemos uma boa experiência com essa free session, pois fomos pegar uma TV que ficou no quintal do cara durante a noite toda pegando neve e sereno e quando a trouxemos para casa, ela só funcionou no primeiro dia hehe. Mas quem sabe você não tem sorte de encontrar alguma coisa legal, né? Mas não se desespere, na primavera/verão as pessoas costumam fazer aqueles garage sales e é muito comum os canadenses utilizarem isso para mobiliar suas casas. Aproveitem!
Obs. Aqui na Cidade também tem o Renters Guide que é uma revistinha gratuita que você encontra nas ruas naquelas "caixinhas" igual a dos jornais, mas principalmente em lojas como o Safeway e Shoppers, que mostra os locais que estão alugando durante um periodo de 15 dias mais ou menos. Tem também esse guia para comprar casa. =)
Filho de marceneiro é assim... Montando suas próprias coisas! |
Bom é isso, gente! Semana que vem, tem mais...mas fiquem atentos, essa semana vamos publicar um post sobre a canadense que tanto falamos e sobre a casa dela também, caso vocês tenham interesse em se hospedarem assim como fizemos.
Beijos e abraços, bom final de semana a todos.
Fiquem a vontade em comentar, pois será um prazer respondê-lo.
Aline e Igor