E ai galera, tudo bom =)
O Transporte publico aqui de Winnipeg é feito por uma vasta linha de ônibus que vão de ponta a ponta interligando toda a cidade.
| Ao fundo a loja The Bey (Carissima =/), o ônibus de traz segue sentido centro e da frente sentido oeste). |
| Visão de dentro do ônibus |
Para ter acesso ao transporte público só é necessário ter uma coisa: Dinheiro hehe
Mas não é uma quantia qualquer de dinheiro e sim a quantia certa de dinheiro.
Se você não tiver, por exemplo, a quantia certa do dinheiro e tiver $5,00 (a cédula mais baixa aqui no Canada) você acaba de perder $2,45 (se for tarifa adulto) pois essa maquina não lhe entrega troco e também não lhe dá um vale passagem Oo
| Tarifas das passagens de ônibus |
Logo na entrada do ônibus existe uma maquina onde se deposita o valor correspondente a passagem. O motorista é quem supervisiona isso e quem também lhe entrega o papel de integração e responde as suas duvidas...
Como forma de economizarmos e de facilitar nossa entrada e saída de ônibus (nosso principal meio de transporte) decidimos comprar os tickets que são, no nosso caso de tarifa, $0,35 cents de diferença se comparado a tarifa em dinheiro. Assim todo mundo fica feliz =)
| Dois Tickets - Adult Fare |
| Cada 5 Tickets = C$11,00 - Comprovante de pagamento de 20 tickets. |
| Passe semanal - De Segunda a Domingo uso ILIMITADO - C$22,00 |
Quando inserido o ticket na maquina ou pago a passagem através de dinheiro o motorista lhe pergunta se você precisa de "transfer".
Mas como assim "transfer" se acabei de chegar! Pois é, se você disser sim ele para o ônibus e lhe da um soco pra fora. Haha pegadinha =P
Mas como assim "transfer" se acabei de chegar! Pois é, se você disser sim ele para o ônibus e lhe da um soco pra fora. Haha pegadinha =P
Na verdade ele lhe entrega um papel dizendo "Did you lose Playboy" =P²
Essa foi boa vai haha. Só que...não!
Não, a verdade verdadeira é que ele lhe entrega um papel/ticket que vale por uma hora e quinze para você pegar outro ônibus dentro deste período.
Fazendo então essa troca de ônibus, você apenas escaneia o novo "papelzinho" na maquina e pronto, só aguardar chegar.
Pensamos no inicio assim "A mais só uma hora e quinze de transferência é pouco né..." Depois de alguns momentos repensamos e chegamos a conclusão que se os ônibus fosse 1h e15 em linha reta ele iria de um extrema ao outro da cidade, tranquilissimo =D
| Ticket de transferência |
Os pontos de ônibus aqui são muito diferentes dos nossos ai no Brasil! Não são todos padrões, mas são todos com o mesmo estilo. Eles são preparados para a proteção contra o vento e também para os dias de inverno e neve...
Alguns pontos de ônibus, das regiões centrais e que envolvem maior aglomeração de pessoas são ainda mais preparados para o frio e possuem aquecedor =) Outros também tem um painel eletrônico que informa o tempo do próximo ônibus. Confiram nas fotos.
| Painel eletrônico indicativo do próximo ônibus(Union Station). |
| Proibido fumar dentro do ponto. Ufa, ainda bem! |
| Igor no ponto de ônibus. Repare embaixo do banco o aquecedor =) |
| Pessoas no ponto de ônibus (DownTown) Aquecedor embaixo do banco. |
E pra finalizar esse post, temos que de fato elogiar a eficiência do sistema de ônibus aqui de Winnipeg.
É possível acessar via celular, telefone ou internet as rotas e horários exatos em que o ônibus passa e interliga com um próximo...
| Aguardando o ônibus - s2 |
Comentários, perguntas, duvidas e curiosidades serão sempre bem vindos. Marque sua presença e divida sua opinião =)
Beijocas e Abraços
Aline e Igor

