terça-feira, 13 de maio de 2014

Transporte público - Onibus - Winnipeg

terça-feira, 13 de maio de 2014

E ai galera, tudo bom =)

O Transporte publico aqui de Winnipeg é feito por uma vasta linha de ônibus que vão de ponta a ponta interligando toda a cidade.
Ao fundo a loja The Bey (Carissima =/), o ônibus de traz segue sentido centro e da frente sentido oeste).
Visão de dentro do ônibus
Para ter acesso ao transporte público só é necessário ter uma coisa: Dinheiro hehe
Mas não é uma quantia qualquer de dinheiro e sim a quantia certa de dinheiro.

Se você não tiver, por exemplo, a quantia certa do dinheiro e tiver $5,00 (a cédula mais baixa aqui no Canada) você acaba de perder $2,45 (se for tarifa adulto) pois essa maquina não lhe entrega troco e também não lhe dá um vale passagem Oo
Tarifas das passagens de ônibus
Logo na entrada do ônibus existe uma maquina onde se deposita o valor correspondente a passagem. O motorista é quem supervisiona isso e quem também lhe entrega o papel de integração e responde as suas duvidas...
Como forma de economizarmos e de facilitar nossa entrada e saída de ônibus (nosso principal meio de transporte) decidimos comprar os tickets que são, no nosso caso de tarifa, $0,35 cents de diferença se comparado a tarifa em dinheiro. Assim todo mundo fica feliz =)

Dois Tickets - Adult Fare 
Cada 5 Tickets = C$11,00 - Comprovante de pagamento de 20 tickets.
Esse é o passe semanal. Compensou muito na semana da mudança de casa e quando precisamos comprar coisas em lojas e supermercados não tão perto assim de casa...

Passe semanal - De Segunda a Domingo uso ILIMITADO - C$22,00
Quando inserido o ticket na maquina ou pago a passagem através de dinheiro o motorista lhe pergunta se você precisa de "transfer".

Mas como assim "transfer" se acabei de chegar! Pois é, se você disser sim ele para o ônibus e lhe da um soco pra fora. Haha pegadinha =P

Na verdade ele lhe entrega um papel dizendo "Did you lose Playboy" =P²
Essa foi boa vai haha. Só que...não!

Não, a verdade verdadeira é que ele lhe entrega um papel/ticket que vale por uma hora e quinze para você pegar outro ônibus dentro deste período.

Fazendo então essa troca de ônibus, você apenas escaneia o novo "papelzinho" na maquina e pronto, só aguardar chegar.

Pensamos no inicio assim "A mais só uma hora e quinze de transferência é pouco né..."  Depois de alguns momentos repensamos e chegamos a conclusão que se os ônibus fosse 1h e15 em linha reta ele iria de um extrema ao outro da cidade, tranquilissimo =D
Ticket de transferência
Os pontos de ônibus aqui são muito diferentes dos nossos ai no Brasil! Não são todos padrões, mas são todos com o mesmo estilo. Eles são preparados para a proteção contra o vento e também para os dias de inverno e neve...
Alguns pontos de ônibus, das regiões centrais e que envolvem maior aglomeração de pessoas são ainda mais preparados para o frio e possuem aquecedor =) Outros também tem um painel eletrônico que informa o tempo do próximo ônibus. Confiram nas fotos.

Painel eletrônico indicativo do próximo ônibus(Union Station).
Aline no ponto de Ônibus
Proibido fumar dentro do ponto. Ufa, ainda bem!
Igor no ponto de ônibus. Repare embaixo do banco o aquecedor =)
Pessoas no ponto de ônibus (DownTown) Aquecedor embaixo do banco.
E pra finalizar esse post, temos que de fato elogiar a eficiência do sistema de ônibus aqui de Winnipeg.
É possível acessar via celular, telefone ou internet as rotas e horários exatos em que o ônibus passa e interliga com um próximo... 

Aguardando o ônibus - s2
E funciona mesmo, por isso parabéns ao sistema público de transporte da Cidade. Confiram o vídeo rápido sobre esse assunto.




Comentários, perguntas, duvidas e curiosidades serão sempre bem vindos. Marque sua presença e divida sua opinião =)

Beijocas e Abraços

Aline e Igor



domingo, 11 de maio de 2014

Nova regulamentação para estudantes internacionais!!!!

domingo, 11 de maio de 2014
E ai Galera,

Como estão, tudo tranquilo!!!

Como prometido segue as Boa(s) Nova(s) regras para estudantes internacionais do Canada!!!

Basicamente é isso:

A permissão de estudos irá automaticamente autorizar o estudante a trabalhar "OFF" campus até 20hs, sem precisar aplicar para o visto de trabalho. Anteriormente para trabalhar "ON" campus só o visto de estudante bastaria, mas para "OFF" campus teria que aplicar para o visto de trabalho também. Em Junho, não será mais necessário esse visto de trabalho, só o de estudante ja lhe dará este direito =) Huhulllll.

Confiram esta tabela/publicação que a Mundo dos Visto + SOS Canada fizeram que ficou SHOW!

Lembramos que eles realizam serviços de consultoria e despachante. Também possuem parceiros para venda de passagem e cambio de moedas. Qualquer duvida e interesse entrem em contato com eles, digam que viram através do nosso blog que com certeza receberão uma atenção muito especial =D





SOS Canada                       Mundo dos Vistos



Novas regras para visto de estudos a partir de 01/06/2014

Como eraComo ficou
Aplicantes devem demonstrar que tem interesse em estudar no CanadáAplicantes devem estar matriculados e continuar os estudos no Canadá. No caso de interrupção do curso deverá deixar o país.
Aplicantes podem solicitar um visto de estudos (Study Permit) para estudar em qualquer instituição educacional no CanadáStudy Permit somente será emitido para os aplicantes que forem aceitos em instituições de ensino que forem designadas a receberem estudantes internacionais.
Em alguns casos, dependendo do curso e da instituição de ensino, o requerente precisava aplicar para um Off Campus Work Permit para que pudesse trabalhar até 20 horas por semana fora do campus durante a sessão acadêmica e full time durante as férias / breaks.O requerente será automaticamente autorizado para trabalhar fora do campus por até 20 horas por semana durante a sessão acadêmica e em tempo integral durante os intervalos programados, sem a necessidade de solicitar uma autorização de trabalho em separado. 

Atenção: Apenas para cursos de formação acadêmica, vocacional e profissional de seis meses ou mais, como graduação, diploma ou certificado em uma instituição designada. 
Qualquer estudante internacional pode aplicar para o Co-Op Work Permit se o trabalho é um elemento do programa de estudos.Apenas estudantes internacionais que estão matriculados em uma escola secundária (secondary school) ou em alguma instituição designada poderão solicitar o CO-OP Work Permit, se este for parte integral do programa de estudos
Visitantes não podem aplicar para o Study Permit dentro do CanadáVisitantes poderão aplicar para o Study Permit dentro do Canadá, se o mesmo estiver na pre-school, primary or secondary level, se está em um intercâmbio acadêmico, ou um residente temporário estudando em uma instituição de ensino designada, ou ainda tenha completado um curso ou programa de estudos no qual era condição para aceitação em uma instituição designada.
Estudantes internacionais que concluíram seus estudos, mas possuem Study Permit ainda válido podem permanecer no Canadá legalmente até a expiração do Study PermitA permissão de estudos se torna inválida 90 dias após o término do curso ao menos que o estudante tenha um Work Permit válido ou alguma outra autorização para permanecer no Canadá
Estudantes não estão autorizados a trabalhar após a conclusão dos estudos enquanto aguardam a aprovação do Post-Graduation Work PermitGraduados internacionais elegíveis serão autorizados a trabalhar em tempo integral depois de concluídos os estudos até que seja tomada uma decisão sobre o seu Post-Graduation Work Permit.

*Educação é responsabilidade das províncias e territórios. As instituições educacionais que serão designadas serão determinadas pelo governo das províncias e territórios nos próximos meses. 

*Estudantes internacionais matriculados em cursos no Canadá com duração de até 6 meses não precisam de Study Permit. Neste caso continua obrigatório solicitar o visto de Residente Temporário de Visitante (para turismo e/ou estudos até 6 meses). 

*Requerentes com Study Permit válidos que estão estudando em uma instituição não designada pelo governo quando as novas regras passarem a ter efeito serão permitidos a completar o seu programa de estudos normalmente, até 3 anos após as novas leis entrarem em vigor. 

*Os estudantes estrangeiros que estão estudando em uma instituição e possuam uma autorização de trabalho CO-OP serão autorizados a continuar a usar, e renovar, se necessário até que eles completem seu programa de estudo, até um máximo de três anos após os regulamentos entram em vigor. 

Esperamos que tenham gostado.


Para mais informações (em inglês nesse caso hehe) acesse este link direto com o Site do Governo Canadense. Quem nos deu esse informativo, foi o policial federal da imigração canadense que inclusive, imprimiu para mim no dia que chegamos aqui =D

Beijão e Feliz dia das Mães

Aproveitem esse dia ao lado de sua Mãe, Avó, Tia, Bisavó, Madrasta e qualquer pessoa que considere sendo sua Mãe (tipo o Pai ^^ Afinal eles também são Mães)

Mães e Pais em geral
Aproveitem esse dia com seus filhos

Até breve

Aline e Igor


sábado, 10 de maio de 2014

Mas afinal, o que viemos fazer aqui?

sábado, 10 de maio de 2014
Oi gente, tudo bem? E ai, galera, beleza?

Bom, muitos de vocês devem se perguntar:

- O que viemos fazer aqui?
 - Como o Igor conseguiu o visto de trabalho sem ao menos ter um emprego?

Então, eu - Aline - vim estudar aqui no Canadá. Vou ingressar em Setembro um curso superior com duração de um ano na Red River College. Comecei agora em Maio, um curso de inglês com duração de 4 meses.
RRC - Campus Notre Dame
E sabem o por que desse curso? Simples! Para você se inscrever em um College ou Universidade aqui, você precisa de uma nota de no minimo 6,5 no IELTS (Certificado de Cambridge), mas isso varia de escola para escola. Se você não atingir essa pontuação, algumas escolas lhe dão a opção do Pathway, que nada mais é fazer um curso de inglês antes de ingressar na Faculdade.

No momento da aplicação, o College faz uma estimativa de quantos meses você vai precisar estudar. Na Red River o mínimo são 4 meses cada termo. Há chance de concluir o curso de inglês em menos tempo conforme sua performasse. É uma boa opção para quem não quiser fazer um outro IELTS para tentar tirar a nota minima da escola ou se você ainda acha que não tem inglês intermediário/avançado.

Essa, nós achamos que é a melhor maneira de poder estudar inglês aqui e assim que terminar o curso, você já está apto a iniciar o curso superior de sua preferência. =D

Na questão do pagamento, você não precisa pagar o valor total de curso de inglês e curso superior.

Primeiro você tem que pagar um termo de inglês (4 meses) até a data anterior ao inicio de suas aulas, ou seja, você pode pagar do Brasil através de uma casa de câmbio que faz transferência internacional ou quando chegar aqui em Winnipeg, na própria escola.

Nós optamos em pagar o curso de inglês do Brasil mesmo. Fizemos isso através da empresa Câmbio Rápido e escolhemos eles devido a cotação ser a mais favorável quando comparada com as outras empresas que visitamos. Quando precisamos trocar real para dólar, além de você poder trocar nas lojas físicas espalhadas pelo Brasil, eles tem a opção de entregar na sua casa através do serviço de Motoboy, (sem taxa adicional) ou via sedex (com taxa adicional). Foram super eficientes ;)

Já aproveitando que estamos falando da escola, eu recebi informações por e-mail de qual o dia de meu teste e horário. Nos foi aconselhado chegar 15 dias antes da data (foi exatamente a melhor escolha que fizemos hehe) para que você tenha tempo para se organizar, acostumar e conhecer a Cidade e um pouco da rotina Winnipeguiana (se e que podemos dizer isso huahua).

Tipico corredor de escola - Estilo filme Americano Canadense*
O teste é muito parecido com o IELTS, porém não tem a parte de listenning. O tempo minimo é de 1h20, sendo que o speaking teste depende da sua ordem de chamada. Na semana seguinte, o College realiza um "orientation day" onde são passadas as informações necessárias além de você descobrir em qual sala e professor irá lhe ensinar.

Mas e o Igor nessa história toda?

Tcharam ^^
Pois é, quando você aplica para um curso superior no Canadá, desde que seja full time e tenha duração mínima de 1 ano, você pode levar sua família com você, seja seu marido, esposa, filhos independente da idade, animal de estimação...não importa! É um direito seu.

Sendo assim, o meu esposo Igor veio com visto de open work com a mesma duração que o meu visto de estudo. Se tiver filhos, eles tem direito a educação gratuita no país assim como qualquer outro cidadão Canadense. Dependendo da Província, seus filhos podem vir também com o visto de trabalho. (http://www.cic.gc.ca/english/work/arriving.asp)

Normalmente, o visto de trabalho só é concedido quando você vem para estudar o curso superior no Canadá, e muitas vezes ainda, antes de lhe concederem o visto, solicitam uma entrevista pessoal para saber quais são seus objetivos no País. No nosso caso, como vim estudar um curso de inglês antes, não era garantido que o Igor iria conseguir o visto em Maio junto comigo. A própria Beatriz da SOS Canadá nos alertou sobre isso, mas quisemos correr o risco dele ter o visto negado. Graças a Deus, ambos vistos foram aprovados com data de inicio em Maio. =)

Lembrando que quem faz um curso superior full time aqui pode trabalhar até 20hs semanais também (os primeiros seis meses dentro do Campus da Faculdade e depois de seis meses, fora do Campus).

A partir de Junho, haverá uma mudança que postaremos para vocês amanha =)

Bom, qualquer duvida, fique a vontade em nos contatar.Será um prazer enorme responder suas duvidas.

Esperamos que tenham gostado =D

Obrigado por estarem nos acompanhando e pelo carinho.

Um grande abraço,

Aline e Igor
S2 . At The Forks . S2


quarta-feira, 7 de maio de 2014

Visto Canadense e muita ansiedade!

quarta-feira, 7 de maio de 2014
Oi gente tudo bem? E ai galera, beleza?\

No post Carta de aceitação -  A saga (Parte 2) terminamos a história falando do recebimento da carta de aceitação da universidade. Com essa carta seriamos capazes de aplicar ao visto Canadense. E assim no inicio do mês de fevereiro começamos essa outra fase.

Já havíamos entrado em contato com a empresa SOS Canadá especialista em vistos canadenses. A Beatriz Lins foi a consultora que acompanhou nosso processo do inicio ao fim e seu atendimento foi exemplar, obrigado =). Dia 04-02-14 enviamos um e-mail solicitando a lista de documentos e os dados para pagamento...

Fizemos o pagamento da taxa de serviço e depois de dois dias eles mandaram a lista de documentos para nós:

Para visto Canadense (Estudante)
Passaporte Original válido e antigos (se houver)
2 fotos 3x5 recentes (máximo 90 dias) 
Formulário IMM1294
Questionário de Informações Adicionais
Formulário IMM5645 
Imposto de Renda completo (com recibo de entrega)
Extrato da Conta Corrente (60 ou 90 últimos dias)
Extrato de Aplicações (Poupança, Ações, Investimentos, etc.)
Cópia da passagem aérea ida e volta (caso tenha)
Diplomas ou Certificados de conclusão de cursos
Carta de aceitação da escola Canadense 
e comprovantes de pagamento do curso
Carta de intenção do porque escolheu o Canada.

Preenchemos tudo e enviamos para a agencia via sedex. No dia 17 ja haviam dado entrada no visto junto ao consulado Canadense de São Paulo.

Quase um mês depois (dia 13) recebemos um e-mail do consulado Canadense solicitando exames médicos, uma vez que, vamos ficar mais de 6 meses no país. Os exames só podem ser feitos em médicos credenciados e laboratórios credenciados pelo consulado. A lista vem anexa no e-mail. Os exames são:

Exame de Urina
Exame de Sangue
Raio X do Torax

No dia 14 já conseguimos marcar a consulta e fazer os exames no dia 17 e 18 de março. Os resultados dos exames vão diretamente para a clinica e o médico preenche em um site do Canada com os dados de cada paciente (ha um tempo atrás os documentos eram enviados por correio).

Dia 24 de março o médico enviou os exames para Ottawa (capital do país) para avaliação consular. E exatamente uma semana depois recebemos a melhor noticia de todas. Via e-mail ficamos sabendo que nosso VISTO FOI APROVADO!!!

Começamos o mês de Abril super empolgados e com a ansiedade em dobro. Tudo deu tão certo que ficamos ao mesmo tempo surpresos e agradecidos. Obrigado pelo apoio e torcida de todos que nos ajudaram de todas as formas.

Pegamos o visto dia 04-04-2014 na própria SOS Canada e ganhamos também um kit que segue em foto abaixo:



Legal né! Vamos viajando e vocês vão junto com a gente. ;)


Comentários, perguntas, duvidas e curiosidades serão sempre bem vindos. Marque sua presença e divida sua opinião =)

Muitos beijos

Aline e Igor







domingo, 4 de maio de 2014

Primeira Semana em Winnipeg

domingo, 4 de maio de 2014
Oi gente, tudo bem? E ai, pessoal, beleza?

Por aqui, tudo ótimo!!! Estamos amando, o frio esta indo embora, o calor ainda meio tímido, mas esta tudo bem. As pessoas tem sido bem prestativas e solicitas por aqui, o que tem nos ajudado bastante.

Pra ficar mais fácil, fizemos um post de 1 semana em forma de vídeo como você pode conferir pelo youtube. Também fizemos ele separado por assunto, pois fica mais fácil para que você possa assistir apenas os videos que lhe interessem mais. =) (Na pagina do youtube, tem os minutos que estao cada assunto)



Abaixo, vocês podem verificar algumas fotos que tiramos =)

Aeroporto de Winnipeg


Chegada na casa da canadense


Uma de muitas lindas pinturas espalhadas pela Cidade

O Brasil na EB Games

O Sol aqui em Winnipeg

Placa de carro =)

Dentro do Polo Park

Polo Park =)

Telefone publico

Dentro do onibus daqui

Dentro do Cineplex (Complexo Polo Park)

Maquininha de aluguel de DVD

Essa nem precisa de legenda, ne? hehe

Uma Igreja de muitas...

Parquinho =)

Winnipeg vista de cima!

Mapa do Skywalk

Jornais da Cidade

Ursinho no parque atras do Legislative Building

Legislative Building ao fundo

Achamos bonito e tiramos foto hehe


Assiniboine River


Assiniboine River ainda meio congelado


Vista do Skywalk

Ficou tremida, mas ta valendo =)

Dentro da Library em Downtown

Um pouquinho do Brasil aqui


Legislative Building again

Obra de arte!

Show Linking Park + Thirty Seconds to Mars  + AFI - Lugar Garantido huhullll

 Beijos a todos e fiquem a vontade em nos contatar =)

Aline e Igor


quinta-feira, 1 de maio de 2014

Carta de aceitação - A saga! (Parte 2)

quinta-feira, 1 de maio de 2014

E ai, galera, beleza? Oi gente, tudo bem?

Bom, se você leu a parte 1 desse post, acompanhou até o momento que cancelamos o intercâmbio com a agência e decidimos continuar nossa aventura por nossa conta. Na verdade, começamos do zero, pois a agência não tinha feito nada ainda. Para que você consiga se localizar nesse timeline que estamos fazendo, esta altura do campeonato já era meados de Janeiro de 2014.

No dia seguinte, um sábado, fui até um cartório próximo de minha casa para autenticar os documentos necessários de envio para a universidade, pois não queria correr o risco de extravio das originais "novamente" heheh. Autentiquei os históricos escolares e diplomas tanto do ensino médio quanto da Universidade. Além disso, também autentiquei o IELTS que mesmo sendo um documento em inglês, foi possível autenticar.

No domingo pesquisei empresas que faziam tradução juramentada que é a tradução de documentos feita por um tradutor publico, credenciado pelo Estado em que atua. Este documento traduzido é valido como documento oficial assim como uma cópia autenticada que vale como original. A empresa que contratamos foi a Top Language e eles fizeram o serviço em dois dias, após a aprovação e pagamento do sinal.

Sendo assim, quarta-feira busquei a tradução e coloquei no DHL no mesmo dia (antes escaneei tudo para não ter eventuais problemas). Na sexta, os documentos já haviam chego na Escola, perfeitamente. Em mais 15 dias, recebemos a carta de aceitação via email. Finalmente!!!! Uhuuu! Nunca vamos esquecer desse dia =)

Assim, já era possível dar entrada no visto, o que será um assunto para um próximo post.

Como podem ver, não é tão difícil fazer esse processo por conta própria e no final foi mais tranquilo do que depender de uma agência. Claro que facilitou o contato da brasileira na Escola, pois mesmo ela não sendo da área de admissão de alunos, ela nos ajudou muito intermediando o processo com este departamento. 

Bom, esperamos ter ajudado vocês, caso tenham interesse em se matricular em um curso superior do exterior. Claro que alguns detalhes vão ser diferentes de escola para escolha, mas a base é a mesma.


Comentários, perguntas, duvidas e curiosidades serão sempre bem vindos. Marque sua presença e divida sua opinião =)

Beijos,

Aline e Igor
O inverno chega ao fim... Ufa!

BRazuCAs por AI - Em Winnipeg © 2014