Hoje, eu Aline, vou contar um pouquinho sobre minha experiência no Winnipeg Folk Festival, principalmente como voluntária.
O Folk Festival é um evento que acontece em várias cidades do Canadá e o estilo de música é o Folk (ou seja, uma mistura de muitos estilos). Em Winnipeg, ele acontece no Birds Hill Provincial Park (de 30 a 45 minutos do Downtown), mas tem pequenas e poucas apresentações em outros locais da Cidade.
Mapa
Desde que cheguei aqui, estava disposta a fazer trabalhos voluntários! Sempre gostei de fazer no Brasil na época da Faculdade e achei que chegando aqui, teria tempo de sobre nesse inicio para continuar fazendo. Toda semana (com exceção do Summer Holiday), a RRC envia uma newsletter com muita informação legal de atrações na Cidade, mensagem aos alunos e trabalhos voluntários. Me inscrevi assim que recebi a primeira newsletter e foi para um evento da própria escola, bem bacana. Eu já tinha me deixado a disposição de participar assim que tivessem oportunidades futuras.
Sendo assim, um belo dia, recebi um email da pessoa responsavel por eventos na escola dizendo que me indicou para participar do Folk Festival e que a pessoa responsavel entraria em contato comigo. Essa pessoa também era da escola. Marcamos um dia e topei na hora, pois era uma oportunidade única - É muito dificil ser voluntario pela primeira vez nesse festival e normalmente, pela escola, só são selecionados alunos residentes permanentes e não international students como eu. Fizemos algumas reuniões promovidas pela RRC como forma de nos preparar para o festival com informações desde o que era o Folk Festival até como chama banheiro quimico em ingles (uma vez que seriam esses banheiros disponiveis para o publico do Festival). Chegamos ir até lá o site para conhecer o espaço e fizemos uma caça ao tesouro, onde as pistas ficavam nos diferentes palcos.
Deer, ou melhor, veadinho! hehe livre, leve e solto!
Birds Hill Provincial Park
Some volunteers from LTC
O meu crew era Hotel Hospitality! Fiz uma reunião apenas com a equipe e foi bem bacana, a maioria era idosos aposentados que trabalhavam há anos para o Folk Festival (Conheci um senhor que está 35 anos trabalhando como voluntário, uma vez que esse festival tem 41). Nesta reunião foi falado dos beneficios como tranporte gratuito ate o festival, alimentação e entrada ilimitada. Só tem um porém, minha função era ficar no hotel (Fairmont) no centro da Cidade, onde os performers se hospedariam. Pois é, já deu pra ver que participar mesmo do Festival não foi o meu caso haha, mas isso falo jajá haha. Enfim, fiz 32 horas divididas em três dias, após a escola. Minha funçao alternava em dar informação aos performers e publico em geral, até dar o crachá e o kit de cada performer.
Fairmont Hotel
Sobre o festival em si, fui um dia da minha folga (um sábado). Estava eu, toda animada, com um calor daqueles. Fui até o Fairmont pegar o Free Shuttle e quando cheguei lá, comecei a perceber que as nuvens tomava conta do céu. "Ai meu Deus"...pensei! Bom, quanto mais eu me aproximava do Park, mais o céu ficava escuro até que cheguei lá, e o mundo desabou! Juro, não sei se porque lá era um escampadão ou foi a chuva mais forte que presenciei na minha vida hahah. Um vento tão forte...nossa! Pensei em ficar no mesmo ônibus e voltar, pois uma lá é um parque e ficou todo alagado com a quantidade de chuva, começou a esfriar e lá tem muito mosquito por casa das árvores e todas a natureza em si. Porém, tinha combinado com a minha amiga Daisy e ela estava me esperando lá há quase 1 hora. Bom, então vamos achar a Daisy né...e quem disse que o sinal tava pegando com aquela chuva toda. Resumindo, achei ela depois de meia hora, quando a chuva começou a parar, o céu a clarear. Demos uma volta pelo local, nem esperamos a janta FREE, e fomos embora. Mas deu pra perceber que os canadenses realmente curtem esse festival e conhecem aqueles tais famosos que cantam que nós brasileiros e estrangeiros nunca ouvimos falar haha. Tem performes não só de Winnipeg como de outras partes do mundo. Enfim, eles curtem mesmo e nem a chuva e o frio que fez nos ultimos dois dias do festival fez com que eles desistissem de participar.
Palco
Winnipeg Folk Festival 2014 - Apresentação 1
Winnipeg Folk Festival 2014 - Apresentação 2
Praça de alimentação
Panoramica
Outro palco
Área dos voluntários
Bom é isso, gente! Em breve, aguardem, mais posts sobre outros festivais em Winnipeg! Viva o verão!!!
O post de hoje é para você que já decidiu vir para Manitoba, mais especificamente Winnipeg, e agora está planejando sua viagem para cá e não sabe por onde começar a ler o blog! Afinal, sabemos que são muitos posts publicados até agora hehe... Primeiramente, Seja Bem vindos ao nosso blog!
Bom, vamos lá então...(para ter acesso aos posts, cliquem nas frases em laranja =)
Sendo assim, que tal você acessar o post de gastos, pois nele é fácil encontrar todos os gastos que tivemos para vir pra cá e, assim, com os gastos em mente, fica mais fácil de organizar seu planejamento e fazer seu sonho se realizar no prazo estipulado por você. (Gastos com o intercambio para Winnipeg)
Já viu que é viável, bora ir atrás do curso que você deseja fazer. Em Winnipeg, você encontra vários Colleges e Universidades. Escolhemos a Red River e se quiser saber o passo a passo e toda a nossa trajetória até conseguir a carta de aceitação, pode acessar o post Carta de Aceitação -Carta de aceitação - A saga! (Parte 1) ; Carta de aceitação - A saga! (Parte 2)
Depois que receber a carta, o próximo passo é correr atrás do visto! Você pode fazer por conta como também por agências especializadas nisso, como foi o nosso caso! Visto Canadense e muita ansiedade!
Qualquer dúvida ou sugestão, fique a vontade em deixar um recadinho! Nós adoramos ler cada um deles =) Infelizmente, a partir de Setembro, não iremos conseguir responder mais um a um como temos feito desde o início do blog, porém podem ficar tranquilos que responderemos as suas duvidas a atenderemos as suas sugestões (via blog, email ou facebook) durante posts futuros ok? =)
Por favor galera, se for nos adicionar no face deixe uma mensagem para sabermos quem você é =)
Brazucas por AI - Nosso face!
Lembrando que nossos posts são feitos baseados na nossa experiência de vida! Pode ser que você tenha uma experiência diferente e adorariamos ouvir seu relato também =). Sobre posts futuros, aguardem, pois temos um monte de novos posts em mente sobre experiencias que ainda não relatamos aqui, afinal ja sao 4 meses completados hoje =). Outras, ainda não pudermos viver até o momento, porém assim que experienciarmos, iremos compartilhar aqui com certeza!!!
Também gostaríamos de convida-los a lerem os outros posts anteriores, caso ainda não tenham lido. Vocês são muito bem vindos e também pode ser que encontrem a resposta que estão procurando em algum deles. Até mesmo, os comentários dos outros leitores podem ajudar =)
Hoje vamos compartilhar (finalmente hehe) com vocês os gastos dessa aventura. Assim, vocês podem ter uma noção de mais ou menos quanto devem economizar para se juntar com a gente.
Dolares Canadense
Antes, gostaríamos de dizer que não foi fácil chegar aqui, foram dois anos de muito trabalho no Brasil, poupando tudo que podíamos e gastando o menos possível. Por que falar isso? Pois muitos pensam que esse sonho é impossível e saibam que não é! Se você tiver muita força, fé e determinação, você consegue!!! Não é fácil, tem que estar disposto a lutar dia após dia, lutar contra a ansiedade e impaciência, e ACREDITAR MUITO!!! Você chega lá assim como nós chegamos! E o Canadá quer você...sabe por que?
Bom, lembro o primeiro texto que li na escola, sobre uma revista muito bem conceituada aqui - Maclean's Maganize. O título deste artigo é The Flap Over The Fluency Gap (confiram no link). Esse artigo mostra algumas estatísticas sobre a quantidade de estudantes internacionais que tem aqui no Canadá e a estimativa para o futuro. Eles realmente querem a gente por vários motivos, um deles é porque pagamos na Faculdade 3 vezes mais que os canadenses e residentes permanentes pagam. Pois é, assustador né? É, eles enfiam a faca, mas o resultado é bom...ano após ano o número de estudantes aumenta! É bom para a economia do país e para popular esse lugar que precisa tanto de mão de obra (e assim voltamos para a economia novamente hehe). Mas, esse não é o foco do artigo, e assim é que, devido à essa ganância do país querer mais estudante, nem todos eles chegam com um nível de inglês suficiente para cursar a Faculdade aqui. Tem Universidades, que para atrair estudantes, colocam a nota mínima do IELTS lá embaixo e isso muitas vezes não é bom - Tanto para os alunos que não conseguem acompanhar as aulas quanto para os professores e colegas de sala.
Bom, confesso que quando descobri que teria que fazer curso de inglês aqui na RRC, fiquei bem desmotivada, pois eu já possuía o 6,5 overall e pensei "se eu tentasse outra faculdade, talvez eu conseguiria entrar com minha nota", mas quando cheguei aqui e comecei de fato o curso de inglês, esse meu pensamento passou! Muitos alunos preferem trocar a RRC ou outras Universidades bem vistas aqui em Manitoba por aqueles não são tanto assim (Na época, tinha achado uma lista com 10 Universidades em MB no site da CIC, porém não encontrei mais essa lista online para indicar pra vocês. Achei essa outra, porém acredito que com a mudança de 1 de Junho, eles tenham acrescentado outras Universidades. A escolha é de cada um e também acreditamos que a nota do IELTS não consiga mensurar completamente seu nível de conhecimento. Cada um sabe o seu, certo =) Enfim, mas vendo hoje, não me arrependo de ter feito o curso de inglês, pois não só acrescentou no âmbito do conhecimento como também me preparou para meu curso acadêmico =).
Bom, vamos então aos tais gastos e comprovar se o artigo é verdadeiro? hahaha ( Obs. Se você quiser também, entrando no site da RRC, em cada curso mostra quando paga um residente aqui e quanto paga um estudante internacional!) Segue também o link do Student Handbook.
Gastos (no Brasil) para nós dois =) Obs. Claro que o que se referir a RRC, é somente da Aline
- Application Fee* (mais tuition deposit e remessa) - R$ 1060 (pagos a nossa "querida" agência hehe)
- Cópia autenticada - R$ 160 (tiramos cópias de todos os documentos que enviamos para a RRC)
- Tradução Juramentada - R$ 350 (também de todos os documentos para enviar para a RRC)
- DHL - R$ 140 (para enviar os docs para a RRC)
- Taxa SOS Canadá - R$ 430
- Visto Canadense - R$ 803
- Sedex - R$ 32 (para enviar os docs para SOS Canadá)
- Passagem aérea - R$ 4685,76 (exatos haha)
- Hospedagem na casa da Rain - R$ 1472
- Consulta com médico do consulado - R$ 600
- Exames do consulado - R$ 360
- Curso de inglês na RRC - R$ 9750 (arredondado hehe)
- Seguro viagem 15 dias (feito no nosso banco) - R$ 304
*Esse valor de application é apenas para fazer a matricula e, se aprovado, receber a carta de aceitação. Assim que recebê-la, você já poderá dar entrada no visto canadense.
Lembrando que o curso superior iremos fazer o pagamento aqui no Canadá mesmo, por isso não entrou nesta lista (mas se voce quiser saber o valor, é facil encontrar na pagina de cada curso da Red River College. É possível fazer até uma semana antes de começar as aulas. Sobre o dinheiro que trouxemos, trouxemos tudo em cash, pois não quisemos pagar nenhuma taxa pro governo para colocar em cartão VTM. Não achamos nenhum local falando qual a quantidade minima obrigatória para trazer, sendo assim, trouxemos o que julgamos necessário, conforme o que é permitido, sem pagar taxa sobre o valor, para viagens ao exterior ( o que seria até $10 000 dólares americanos por pessoa).
Se vocês optarem por embarcar em um voo com conexão nos EUA, terá que acrescentar na sua lista o visto americano, não se esqueça! Não acrescentamos na nossa, pois já possuíamos o mesmo.
Bom, resumindo é isso! Gostaríamos de compartilhar com vocês para que pudessem ter uma noção dos valores e possam se planejar melhor =)
O post de hoje é sobre mais algumas curiosidades sobre a cidade de Winnipeg.
Legislative Building em um dia de chuva
Vamos lá...
- Água
Aqui, quando você vai a um restaurante, a água que lhe oferecem é a da torneira. É muito comum, pois ela é boa para beber, mas às vezes você sente um gosto diferente. Já as de garrafas, nem todas também são insipidas. Depende do tipo da água, o gosto pode variar, por isso sempre escolhemos da "Nestlê" ou "Aquafina", pois sabemos que não tem gostos. Ainda falando em água, já havíamos dito que é comum toda torneira ter a opção quente e gelada, certo? Pois é, fica a dica, nunca abra só a quente ou só a gelada, abra as duas para a água ficar morna, pois separadas são extremamente quente ou gelada mesmo! hehe
- Banheiro público
Aqui os banheiros quando você vai a um restaurante, ou em qualquer lugar que tenha banheiro que não seja a sua casa hehe, a maioria deles é bem moderno como por exemplo a descarga é automática, assim como ligar a torneira e o sabão que vai a sua mão. Pode ser que você encontre, papéis para enxugar a mão ou aqueles secadores a ar. Claro, tudo depende do local que você vai, mas em geral todos são bem modernos.
Pia Fairmont Hotel
Vaso sanitário do Fairmont Hotel
- Vento
Realmente, Winnipeg é a cidade dos ventos. Apesar de no verão ter diminuído, ainda venta bastante aqui. As vezes é bem de manhãzinha e o sol ainda está bem fraquinho, então usar uma blusinha é normal! (Não para os canadenses acostumados já hehe) Lembrando que agora no verão, o Sol se põe por volta de uma 9 e 9h30 da noite, e se levanta bem cedo (pelo celular, por volta das 6 e pouquinho, não sabemos ao certo, pois só levantamos depois das 8h30 haha).
- Clinica para mulher
Bom, na séria vivências, falamos no vídeo um pouco sobre a questão da importância de achar um family doctor aqui. Complementando esse assunto, em Winnipeg tem várias walking clinics que funcionam durante o dia para qualquer tipo de problema que você tiver. Porém, há aquelas que são exclusivamente para mulheres. Elas dão assistência para problemas em geral, e também ginecológicos. Até fazem aborto, uma vez que aqui é um ato legal, infelizmente =/.
- Celular
Realmente ter um celular moderno aqui é banal, qualquer um tem independente da idade, sexo, faixa etária...especialmente para essa ultima categoria. Aqui, a maioria dos idosos que vemos andando nas ruas tem um lugar, inclusive touch. Iphone então, é super normal entre eles. Inclusive uma vez, eu (Aline) fui voluntariar em um festival e comentei com a minha colega que tinha seus 60 ou 70 e poucos anos sobre o aplicativo do festival, pois eu ainda não tinha baixado. Ela pegou o Iphone dela e mostrou como eu deveria fazer para baixa-lo. Fiquei de cara!!! Eles são muito expertos e inteirados a tecnologia. Incrível! (Falando sobre esse tema, um grupo de discussão da minha sala abortou o tema da questão do aumento da tarifa do celular, que já é alta e ficará mais ainda. Em outros estados, já houve este aumento, porém aqui em Manitoba ainda não, se preparem, pois um plano básico ilimitado que custa de $55 vai para $80, sem previsão ainda. Além do mais, há boatos que a Verizon iria tentar entrar no mercado canadense, o que pode ser bom ou não para nós consumidores e para o país).
- Andar número 13
Bom, não sabemos o porquê ainda, mas a maioria dos prédios aqui não tem o andar número 13. Pelo que lemos, é que em alguns países é considerado má sorte, e assumimos que talvez por aqui ser um país de imigrantes e não criar nenhum conflito ou prejuízo, também preferiram omitir este numero.
Cade o 13?
- Self check out
Pois é, na maioria dos mercados aqui é possível encontrar o Self check out que nada mais é que você mesmo passar suas próprias compras em um caixa onde você é o responsável por isso e claro, por fazer o pagamento. Aqui no Canadá, ainda não tentamos, mas nos EUA já. Realmente é bem conveniente quando as filas estão enormes e funciona muito bem. E claro, tem que ser muito honesto para isso. Será que funcionaria no Brasil? hehe...
Mercado nos EUA (Ainda não tiramos fotos de um daqui, mas é a mesma coisa hehe)
- Moto
Realmente é muito difícil encontrar moto aqui, inclusive no verão. Porém carro, é o que mais tem de comum, principalmente carros grandes como 4x4 e caminhonetes. Deve ser questão de cultura mesmo né...
- Canadá não é EUA
Realmente, muita gente pensa que pela proximidade dos dois países, é tudo igual. Mas eles não acham isso! Inclusive uma curiosidade é que aqui seja a escrita que prevale é a britânica, e não americana. Um exemplo disso são os centros que são escritos como Centre e não Center. Além do mais, os canadenses dizem são conhecidos por dizerem sorry por tudo, o que não acontece com a maioria das pessoas na America. Aqui não tem as famosas pennies que nem nos EUA, ou seja, se um produto é $1,99, você tem que dar $2 e não terá o troco de um centavo.
- Imigrantes
Realmente, aqui o mais que se encontra nas ruas, principalmente do centro são pessoas de diversas partes do mundo. Na RRC, os chineses dominam! Na minha sala de 17 pessoas, tem 10 são chineses. Sendo assim, sempre pensei que os chineses era sua maioria aqui no Canada. Mas conversando com meu professor, ele disse que hoje em dia a maioria são filipinos. Uma vez, que eles vem pra cá já como residentes permanentes por serem skilled workers e a província precisa disso, o Canadá como um todo. Então, é mais fácil para eles. Mas também se preparem para encontrar muito indiano, principalmente dirigindo os táxis (mais especificamente a companhia chamada Unicity)
- Remédios
Remédio de prescrição médica
Ainda iremos fazer um post somente sobre esse assunto, mas o que gostaríamos de compartilhar com vocês hoje é que fomos comprar um remédio de prescrição na farmácia outro dia ( Detalhe, nas duas vezes que fomos comprar, não precisamos pagar, pois a primeira vez o farmacêutico disse que a gente era brasileiro e ele adorava o nosso país hehe), e nessa segunda vez que fomos comprar pedi o recibo mesmo não pagando. E vocês não vão acreditar, o remédio que custava 12,35 sem taxa passou a custar 25,35 com taxa. Um absurdo, né...ainda bem que temos o cartão de saúde da RRC e só precisaríamos pagar $5, com desconto. Mas enfim, foi de graça então está mais que bom hehe.
- Cankerworms
Se você acompanhou o post da fauna em Winnipeg, vai lembrar que falamos desse bichinho que parecia uma praga aqui depois que começou a esquentar. Good news! Ele sumiu! Foram quase 2 a 3 semanas de horror aqui no downtown, principalmente nas áreas com muita vegetação e próximo ao rio. Eles ficaram por todo lugar, que era impossível andar sem esbarrar em um. Super disgusting! Mas depois de um período de chuvas que durou uma semana ou mais, eles desapareceram! O Igor até falou que viu outro dia elas em casulos. O importante é que elas não estão mais penduradas nas árvores, ufa!
Antes, gostaríamos de reforçar que o post sobre o Igor cantando, para que você consiga ouvir a música, deve clicar na frase em laranja - Sound Cloud - Igor Geiger, acima da foto. =) Se você ainda não ouviu, clique aqui para conferir Fez a diferença planejar - Igor Geiger - Winnipeg
Segue uma lenda que todos que estão vindo para cá, pretendem vir ou apenas acompanham nosso blog deve saber:
Winnipeg teria em uma esquina o canto mais frio do mundo, o encontro entre duas ruas!
Seria isso possível?
Foto do dia que chegamos na casa da Rain!
Alguns dizem que sim e outros que não!!! Digamos que é uma lenda até agora pois ninguém tem provas de que isso seja verdade...Ou seja, não tem um termômetro para medir a temperatura do local até hoje nesse lugar!
Dizem que o Encontro da Main Street com a Portage Avenue seria o canto mais gelado do Canada se não for, do mundo todo!!! O recorde aqui em Winnipeg é de -45.0C em 18 de fevereiro de 1966 de acordo com esse site.
Segue uma tabelinha muito massa que encontramos -->
Recorde Graus Celsius Negativo - Canada
Continuando sobre Winnipeg ela tem o titulo de cidade mais fria com mais de 500 mil habitantes no mundo. E o Canada acreditem ou não se somar todas as temperaturas do ano e dividir pelo numero de dias a média encontrada é de -5.6C!!!
Mais uma...-5 graus apenas
Bom esperamos que inverno que logo estará aqui seja tranquilo!!! =D E se não for esperamos sobreviver para contar a vocês haha!!!
Amigos fortemente recomendam roupas boas e fortes contra o frio e principalmente contra o vento, afinal o vento aqui é apelidado de "chuva de facas"!
Marcas como North Face, Columbia e Canada Goose são recomendadas =) Os preços são altos (entre $500,00 a $1000,00) mas dura uma vida toda! Investimento e sobrevivência =P
Pra fechar então, em dezembro de 2013 Winnipeg alcançou -30C e estava mais frio que a "Gale Crater" em Marte com -29C!!! Só pra gente perceber sobre que frio estamos falando!
Aqui graças à Deus, tudo bem! Parece que finalmente o verão chegou pra ficar...sem mais chuvas, ventos gelados e frio! Uhuuu...acho que já sabemos o motivo, os brasileiros que estão vindo pra cá estão trazendo esse calor finalmente para nós daqui ebaaa!!! hehe
Estamos aqui hoje para dar uma noticia (que pode ser que vocês até já saibam hehe) sobre a mudança de visto TFWP, mas não publicamos antes, pois pelo que entendemos, essa mudança só a válida para que vem pra cá com uma oferta de emprego canadense. Ou seja, o que já era difícil de acontecer, agora está mais ainda hehe. Tem um blog que acompanhamos que o casal veio para o Canadá desta forma, se quiserem acompanhar, é bem bacana o blog da Mamãe Nádia e inclusive ela é uma fofa, uma pessoa muito criativa e com ótimas dicas sempre. =)
O site dessa informação está em inglês e escolhemos ele, pois assinamos a newsletter deles mesmo antes de chegarmos aqui e achamos muito útil para se manter informado sobre as mudanças de visto e imigração no Canadá. Fica a dica pra vocês!
Também gostaríamos de aproveitar esse post para divulgar um link sobre o Mercado de Trabalho em Manitoba que consultamos ano passado, antes de virmos para cá, e achamos muito útil. O site é bem bacana e somos leitores fiéis hehe. Inclusive O Rafael, o autor do blog, já trocou emails conosco e ele é super simpático. Se não quiserem trocar email com ele, pode entrar no fórum do próprio site que é bem bacana também. Inclusive, muitas dicas que pegamos antes de chegar em Winnipeg foi deste forúm.
BT Winnipeg- Job Talk 01.07.14
Aproveitando que já estamos divulgando os blogs da vida hehe, não tinha como deixar de lado o Canada para Brasileiros. Dicas super úteis assim como o Imigrar! =) O Caio Prezia e seu irmão (Guilherme) sempre dedicados nos podcasts e também em trazer noticias novas para viajantes de plantão.
Como falamos de mercado de trabalho, não poderiamos deixar de falar também em um arquivo super util da Red River College falando a respeito dos cursos, do que os alunos acharam, o salario inicial após de formado e também quantas pessoas foram empregadas após a conclusão do curso. Quando chegamos aqui, falamos com a Hellen da RRC e ela nos mostrou este arquivo impresso e realmente achamos muito útil e gostariamos de compartilhar com vocês, pois é possível mensurar como está o mercado de trabalho para os recém formados pela RRC.
Segue o link - Graduate Satisfaction and Employment Report.
Em breve, também vamos compartilhar outros blogs com vocês de pessoas que moram em outras partes do Canadá e que acompanhamos sempre.