segunda-feira, 28 de abril de 2014

Carta de aceitação - A saga! (Parte 1)

segunda-feira, 28 de abril de 2014
Oi gente, tudo bem? E ai galera, beleza?

Para inicio de conversa, começamos a pesquisar agencias de intercambio que trabalhavam com universidades da província de Manitoba. (Explicaremos em breve o porque dessa provincia =)

Encontramos umas 3 agencias, porém só uma nos deu a devida atenção desde o e-mail de solicitação de orçamento.

As agencias não eram das mais conhecidas no mundo do intercambio, mas procuramos na internet como em sites "Reclame Aqui e não encontramos nenhuma reclamação (mas vamos estrear huahua). Recebemos a primeira cotação em Agosto e a mesma estava de acordo com o nosso orçamento. Ficamos com o coração apertado, pois não planejávamos investir uma grande quantia num processo que de inicio seria só enviar os documentos para o Consulado e pronto mas, seguimos avante.

Antes de assinar o contrato, a empresa pediu para que preenchêssemos o application form apenas para garantir a vaga na escola, sem compromisso. Depois descobrimos que na verdade, eles só garantem a vaga depois do pagamento do application fee e aprovação no curso (a empresa não sabia disso =/ Bad).

Um mês depois (Setembro) assinamos o contrato, pagamos a taxa e entregamos os documentos que a empresa pediu. Quando os documentos chegarem na universidade via correio, a escola analisa e leva de duas a três semanas para enviar a letter of acceptance. Só para constar, (hora da indignação) o modo mais rápido de envio dos documentos demora 3 dias uteis para chegar em Winnipeg - Canada. A empresa enviou os documentos sem registro e do modo mais demorado e inseguro possível, como uma carta qualquer, sem importância.

Acreditem vocês ou não, depois de um mês e meio a agencia nos informou que eu precisaria fazer um curso de inglês (Pathaway) antes de iniciar o curso superior uma vez que, eu não atingi a nota necessária em um dos quesitos (reading) do IELTS.

A ideia inicial era ir em Maio e isso só seria possível se começássemos o curso de inglês em Janeiro, e nós não havíamos planejado isso. Depois de alguns dias, decidimos mudar a escolha do curso para que eu conseguisse cursar o inglês em Maio.

Alguns dias depois a agencia solicitou o preenchimento de um novo application que deveria ser enviado a escola novamente, já ajustado com a opção do novo curso. Nessa "brincadeira", já haviam-se passado três meses do envio do primeiro application form. Isso porque nossa idéia era fazer tudo tranquilo e da forma fácil...

Um mês depois, descobrimos que nosso application nem havia chego na escola ainda! E sabe como descobrimos isso? Compramos um cartão telefônico e ligamos diretamente na escola e só depois "jogamos um verde" na agencia. Descobrimos também através de uma funcionaria da própria empresa que eles sabiam do ocorrido mas não encontraram um jeito de passar essa informação pra gente e preferiram simplesmente omiti-la com a esperança do application um dia chegar lá.

Enfim, pensamos nesse momento em desistir deles e fazer tudo sozinho com a escola. Mas a correspondente da escola (que é brasileira =), nos garantiu que podíamos confiar na agencia e demos uma segunda chance.

E nessa segunda chance a empresa enviou nossa documentação via DHL (finalmente). Em 48hs chegou na universidade, em Dezembro. Um alivio! 

Esperamos as 3 semanas para entrar em contato com a agencia, até um pouco mais, por conta das festas de final de ano e sabíamos que poderia atrasar o processo. Ligamos na escola novamente e fomos informados que ainda haviam documentos faltantes, mas nos enviariam um e-mail informando quais eram.

Foi ai que passou na nossa cabeça "as originais". Nunca nos foi solicitado os documentos originais, sendo que eu já havia lido que seria necessário este envio. Mas como a agencia era parceira da escola, não me preocupei e achei que eu pudesse enviar depois. Enfim, era isso mesmo!

Liguei na agencia e eles ficaram surpresos que eu estava com as originais ainda, pois pensaram que os documentos originais haviam sido extraviados daquela primeira vez que enviaram e nunca chegou na escola e por isso estavam "com medo" de me dar a noticia. Nesse ponto que começamos a entender toda lambança! Sendo assim, cansados e irritados, decidimos enviar um e-mail informando que daqui pra frente iriamos prosseguir com  a matricula e continuaríamos o processo por conta própria.

Deste e-mail, nós nunca obtivemos um retorno até hoje assim como muitos outros enviados para os consultores e até mesmo, para o dono da agencia! Pra mim, isso não é só falta de respeito, como também falta de comprometimento com o cliente e transparência.

Não indicamos de forma nenhuma esta empresa com tantas características ruins para voce realizar o sonho da sua vida!

Para conferir o resto da historia, que demos prosseguimento no nosso sonho por conta propria, fique atento a parte 2 deste post.

Comentários, perguntas, duvidas e curiosidades serão sempre bem vindos. Marque sua presença e divida sua opinião =)

Beijos e abraços,

Aline e Igor

Obs. Se quiserem depois o nome da agencia, é só nos pedir que falamos. Não quisemos informar neste post ainda, pois pretendemos fazer um post no "Reclame aqui" ainda. Vale ressaltar que a agencia pode ser boa sim como a escola nos informou e que podemos ter sido a exceção. Super entendemos que pode dar errado essas coisas, trabalhamos nesse meio do turismo também. Porém, o que não admitimos foi o que falamos anteriomente sobre a falta de transparência conosco e por não terem ao menos nos darem satisfação até hoje do ocorrido. Todas as informações que temos foi por ter entrado em contato diretamente com a escola a qual foi muito compreensiva e nos ajudou em tudo que pode.


17 comentários:

  1. Olá, Aline e Igor, eu tambbém tive problemas com a agência, a minha no caso foi a SOS - Canada, meu visto com eles foi negado, e levou quase 1 mês, quando eu fiz por conta própia, levou 10 dias e foi aprovado.

    Eu fico feliz que tenho dado tudo certo, a Aline está estudando aonde?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nós lemos esse post no seu blog, depois que ja tinhamos fechado com eles hehe. Ficamos ate com medo, mas graças a Deus no final deu certo! Mas o que será que aconteceu né: Que chato...=(
      Eu estou na Red River e voce? Temos que combinar alguma coisa heinnn...
      Abracos,
      Aline e Igor

      Excluir
  2. Bom que tudo se resolveu, quando Deus está no controle tudo dá certo.
    Rafaela e Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, ne? Nesses momentos temos que ter fe e acreditar que se for para o bem, Deus abencoa e foi o que aconteceu.
      Obrigada pelo seu comentario no nosso blog =)
      Um grande abraco,
      Aline e Igor

      Excluir
  3. Boa noite, Aline e Igor! Fiquei curioso em saber qual é a agência, pois estou preste a fechar um pacote com uma para Winnipeg também. Farei um curso extenso de oito meses. Tentei uma pós-graduação, mas achei complicado fechar por conta- fator principal foi o valor altíssimo do curso e por último o IELTS que não tenho.Enfim, aguardo noticias. Bons estudos a vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wellington, a agencia foi a 2BE Study. Eh a mesma? Se precisar de ajuda, procure no nosso facebook um cara chamado FAbio Araujo, ele esta morando aqui em Winnipeg e esta dando todo o suporte para alunos querendo aplicar para Red River. Ele eh otimo! Mas se nao tiver IELTS, voce pode fazer um pathway, que eh o curso de ingles na propria faculdade e depois que terminar, voce ingressa no curso superior, eh o que eu (Aline) vim fazer hehe. E depois voce comecando o College, pode trabalhar part time para ajudar a pagar o restante do curso. Pensa ai e qualquer coisa, nos avise. Estamos aqui para ajudar =) Um grande abraco, Aline e Igor

      Excluir
  4. Boa noite Aline e Igor! Agora que pude ler a mensagem.A agência que fecharei é Canadá Intercâmbio.Infelizmente a agência não trabalha com Red River College.Eu entrei no site e colhi muitas informações sobre a instituição e mandei vários e-mails.E no decorrer do caminho eu liguei e conversei com a secretária que por sinal falava muito rápido.Resumindo não chegamos a um acordo,pois não ficou claro para ambas as partes. Tenho apenas nível intermediário até sei me virar, mas para falar eu travo.Bom,fico com receio de fechar tudo por conta e não conseguir o visto que é a parte mais chata.Mas vou tentar falar com o Fabio Araujo.O curso que adorei foi relacionado a área da educação-seria uma pós, mas achei muito caro. Por fora ficaria uns 12 mil dolares por ano e fora os livros e taxas, sem contar no curso preparatório de três meses ou mais para o exame IELTS.Em todo caso estou com um pacote de apenas sete meses de curso intensivo de Inglês-manhã e tarde na escola Heartland em Winnipeg.Achei muito caro também, mas não tenho escolha.Para resumir, o curso ficou em torno de vinte e um mil dólares aproximado com apenas um mês de homestay, ou seja, os seis meses é a parte.Fora toda a documentação burocrática e os exames médico que todo estudante tem de fazer.Se tudo ocorrer estarei por aí em meados de março no próximo ano.Quero muito trabalhar e para isso, fico na dúvida em qual caminho tomar.Penso na pós que é minha área ... Bom nos falamos por aqui. Muito obrigado a vocês pela resposta e bons estudos por aí.Em breve estarei em Winterpeg .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes em saber pelo face que ja esta em contato com o Fabio e esperamos que ele consiga ajuda-lo nesse processo. Os investimento inicial eh alto mesmo, mas vale a pena e depois voce tera todo esse retorno sem sombra de duvidas. Se voce tiver condicoes de investir, nossa dica eh - invista!!! Vale muito a pena =) Vamos nos falando e qualquer duvida, estamos aqui. Um abraco e ate breve

      Excluir
  5. q falta de respeito mesmo, essa empresa devia falir.. credo viu, eles não sabem que estão mexendo com o sonho das pessoas.. :/

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Má! Um absurdo...mas graças à Deus, não desistimos e estamos aqui hoje!!! =)

    ResponderExcluir
  7. Olá Aline e Igor!
    Estou planejando estudar no Red River College e gostaria muito de saber o contato da correspondente brasileira do College. Vcs poderiam me passar? :)
    Eu já estou aqui no Canadá, em Charlottetown (Prince Edward Island), estudando inglês. Porém, gostaria de continuar os estudos nesse College.

    Desde já agradeço muito!

    Sucesso nessa nova caminhada!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geórgia,

      Que legal! É a Hellen Nakamura e o contato dela tem na pagina da RRC (blogs.rrc.ca/international/contact/) =)
      Nossa que bacana, deve ser bem bonito a onde você mora, não é?

      Qualquer duvida, fique a vontade em nos deixar um recadinho =)

      Beijos e muito obrigada pelo seu comentario,

      Aline e Igor

      Excluir
  8. Olá boa tarde, estamos pretendendo ir para Winnipeg, fazer o mesmo processo, mas não sabemos por onde começar, há algum e-mail onde podemos tirar umas dúvidas?

    ResponderExcluir
  9. Olá boa tarde, estamos nos organizando para estudar em Winnipeg, mas não sabemos por onde começar, será se poderiam nos informar algum e-mail, onde podemos enviar algumas perguntas?

    ResponderExcluir
  10. Ola, voces teriam contato, ou saberiam algo referente ao serviço da 2be student para Dublin?

    ResponderExcluir
  11. Ola voces saberiam falar algo sobre a 2be student referente viagem para Dublin?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Casal, Estou planejando realizar esse processo de imigração esse ano ainda, antes disso adiantamos nosso casamento que será realizado daqui a 10 dias. Queria dicas de como devo realizar o processo de envio dos documentos e escolas, onde ficar e etc. Se puderem retornar meu comentário agradeço.

    ResponderExcluir

BRazuCAs por AI - Em Winnipeg © 2014