domingo, 15 de junho de 2014

Curiosidades - 10 Fatos sobre Winnipeg

domingo, 15 de junho de 2014
Oi gente, tudo bem? E ai, galera, beleza?

Hoje o Post vai falar sobre 10 fatos curiosos que identificamos logo no primeiro mês aqui em Winnipeg.

Eles reciclam o lixo
Em toda rua existem dois containers grande para você jogar o lixo: Um para o lixo orgânico e outro para o reciclável.  Toda embalagem de bebida é acrescentado o valor de por volta 2 cents no ato da compra que vai para um fundo do Governo que utiliza para reciclagem. Quem nos passou essa informação foi a canadense que moramos com ela e ela também acrescentou dizendo que antigamente eles meio que devolviam esse valor quando você levava o produto para reciclagem, porém hoje só é recolhida esta taxa mesmo e você não recebe o valor de volta. Mais informações e fotos em um próximo post =)

Os locais são climatizados
Tanto nas residências quanto em estabelecimentos comerciais, a água da pia do banheiro e para lavar louça já contém as duas opções - quente e fria. Vale ressaltar que os ambientes também são climatizados devido ao inverno, seja nas casas quanto nos lugares públicos e privados. Aqui até ponto de ônibus é climatizado e é aquecido no inverno (e claro, no verão, alguns até ligam o ar condicionado).

Não é necessário dar sinal para o ônibus parar
Uma dúvida que tínhamos quando chegamos aqui era se deveríamos dar o sinal para o ônibus parar como fazemos em nossa Cidade no Brasil. Pois é, não é necessário! Não pague esse "mico" como pagamos já muitas vezes no começo haha.

Vento é gelado mesmo (e como...)
Aqui venta MUITO!!! Não sabemos se no verão também será assim, mas no inverno venta mesmo, as vezes parece até que estamos em Fortaleza hehe. E o pior de tudo, o vento é muito gelado! As vezes tá 8 graus positivos e até que está gostoso o tempo, porém quando vem o vento, meu Deus, para que a sensação de frio cai demais. Então sempre que sair, é bom se preparar para ter um casaco em mãos, mesmo você não achando que a temperatura está tão fria assim.

Lojas com folhinha canadense na marca
Algumas lojas como a Sears, Mc Donalds, Perkins, Dollar Tree e entre outras, percebemos que elas contém uma folhinha canadense no seu emblema, pois acreditamos que por serem lojas americanas ou de outros países e estarem em terras canadenses, querem dizer assim "Dollar Tree do Canadá", algo assim. Legal, né?

Loja de $1 tipica americana - Dollar Tree Canada


Ruas esburacadas
Pois é, gente, outro fato que notamos é que as ruas aqui são meio esburacadas e em alguns lugares até as calçadas também. Pensamos que o que pode agravar esse problema é a questão das altas e baixas temperaturas aqui. E como também estamos saindo do inverno agora, pode ser que estejam mais e que vão arrumar. Vamos ver! Vale ressaltar que quando chegamos, também tinha muitas pedrinhas nas ruas e as vezes até nos sentíamos andando em calçadas de praia. Obtivemos a informação de um brasileiro que eles jogam areia para diminuir o deslizamento dos carros quando há gelo. Antes eles jogavam sal, mas o mesmo acabava indo todo para o rio, o que não é bom para o habitat dos animais e sendo assim, areia não afeta tanto e é melhor para os carros também.

Muitas vezes, não vale a pena comprar refil
Temos dois exemplos aqui de coisas que compramos que pensamos na hora - "Quando tivermos que comprar o refil, acho que é melhor comprar um novo produto". Esses seriam nossa impressora e filtro de água. A impressora nos custou C$ 40 e veio com a tinta e só o refil custa por volta de C$ 45. Vê se isso faz sentido? Sobre o filtro, nos custou uns C$ 26 e o refil da vela por volta de C$18. Enfim, as vezes vamos no MC também e o valor do copo pequeno, médio e grande de bebidas está o mesmo valor. Vai entender hehe...

Tudo da choque (no inverno)
Pois é, gente! Ultimamente tá dificil aqui hehe...tudo está dando choque! Seja você ascender a luz, encostar na mesa, tirar algum eletrônico da tomada, dar um objeto na mão de alguém e até encostar na pessoa dá choque. Dê uns dias para cá, isso está cada vez mais frequente e não sabemos o porquê, só sei que estamos tendo que ascender a luz com o cotovelo haha. Obs. Na verdade, já nos foi explicado que devido ao clima seco, a chance de dar choque é maior. Então, acho que estamos precisando de um umidificador de ar huahua.

Os carros param para você atravessar
Bom, já falamos sobre isso em um dos videos anteriores, mas gostaríamos de ressaltar mais uma vez está questão maravilhosa. É muito bom ver que as vezes você está andando na calçado e nem tem a pretensão de atravessar a rua, quando ver um carro parado olhando para você. Outro fato legal, é que na Main Street, perto da entrada do The Forks, não tem uma faixa de pedestres, e sim uma placa com um bonequinho dizendo que os pedestres podem atravessar por ai. Você simplesmente aperta um botão  e na hora, todos os carros param para você atravessar. Já os canadenses, eles nem esperar os carros parar, chegam nesse local e começam a atravessar de boa, sem olhar para os lados, pela certeza nata de que vão parar. (Vale ressaltar que o respeito é mutuo - os pedestres esperam sua vez para atravessas às ruas também, mesmo não tendo carro passando no momento)

Ps. Com o tempo vimos que tem mais que 10, então segue mais algumas (Bônus hehe)...
- Não vimos cachorro de rua (já vimos outros animais hehe que vamos falar mais pra frente)
- O Governo planta flores na primavera e a cidade fica linda (um dos motivos que nos explicaram que atrai alguns mosquitos)
- É possível encontrar casas que não tem janelas nos banheiros e luz de teto na sala
- Assim que começou a mudança de estação (inverno-primavera), é possível ver as pessoas andando nas ruas, andando de bike e, na hora do almoço, os carrinhos de comida ficam lotados.

Seguem algumas outras fotos curiosas...


Sim aqui o bebe pode ter um babador do Mc Donald's

Made in Brazil =D


Basta depositar o livro e pronto está devolvido a biblioteca! Facilimo


Maquininhas bilingues


Bom, esperamos que tenham gostado! Se você que leu este post mora em Winnipeg e gostaria de adicionar fatos a este post, fique a vontade em compartilha-lo!

Até a próxima...

Beijos e abraços,

Aline e Igor


12 comentários:

  1. Gostamos muito de ler sobre as curiosidades daí!! Muito dez!!! ;)
    Então eu já sabemos... Não precisa dar sinal para o ônibus, hein!! Não vai ser fácil segurar o braço nesse momento... rsrsrs E adoraremos as flores pelas ruas. Achamos que ficará tudo muito bonito!!! Beijos a vocês. Com amor. Pais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii que bom que gostaram... Algumas coisas são diferentes mesmo hehe! No começo é complicado mas depois a gente acostuma e cria confiança por exemplo que o busão vai parar mesmo sem estender o braço hehe
      Showww vai sim cada vez está mais verdinha essa cidade...
      Beijão e obrigado pelo comentário
      Igor e Aline

      Excluir
  2. Olá!!! Sou suspeito em dizer o quanto adoro o blog!!!!! É de grande valia todas as informações e lembrando que hoje é Dia dos Pais aí no Canadá. Deseja a você um ótimo restinho de Domingo e uma semana abençoada. Fiquem com Deus e aguardo mais novidades. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ai meu irmão!!! Concordo que você é suspeito haha mas não importa o que importa para nós e que estão gostando e claro que você também gostou amigo!!! Que bom que estamos passando informações uteis... O dia dos pais realmente aqui é comemorado 15 de junho, diferente não hehe foi bacana! Valeu boa semana pra você irmão. Grande abraço e obrigado uma vez mais
      Igor e Aline

      Excluir
  3. Gostei de saber mais um pouco daí. Aqui é bem seco o ar também dentro de casa por causa do ar condicionado que está sempre ligado.. compramos um umidificador de ar recentemente por causa disso, minha pele tá sempre meio ressecada e sempre coloco protetor labial antes de dormir, se não fica tudo rachado x_x
    Ah, e isso de não ter luz no teto aqui também é assim! Não tem praticamente nenhum cômodo na casa com luz no teto, só os banheiros e a cozinha (e o corredor)! O resto é abajur mesmo.. parece que dá pra conectar o abajur com o interruptor de luz, mas aqui não tá. Não sei porque é assim.. prefiro luz no teto, mas acho que aqui eles gostam de poder controlar a luz do ambiente, vai saber.
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Vivi, tudo bem amiga!!!
      Que bom que gostou =D Sério que ai é tão seco assim... Bom com o ar condicionado direto também nem tem como kkkk Mas que bom que inventaram o umidificador de ar, é muito bom né já tivemos ai nos EUA e no Brasil também e foi fantástico. Viva o protetor labial hauhaua salva vidas não é mesmo.
      Sobre as luzes no teto não temos idéia do porque. Pode ser que seja para controlar melhor ou porque também as casas e apartamentos são de madeira e isolante térmico então pode ser que ficaria mais caro colocar luz no teto... não sabemos mas é exatamente igual ai hauhauhauha!
      Obrigado pelo comentário, amamos =)
      Saudades e beijos pra você e pro Dustin!
      Igor e Aline

      Excluir
  4. Que legal!
    É sempre bom saber as curiosidades daí.
    Tenho acompanhado o blog de vcs...que bom que vcs existem!
    Meu marido já conversou com vcs pelo face, Marcel o nome dele.
    Parabens pelo blog e muito obrigada!
    Todas essas informações nos dão muito mais segurança. Esperamos em breve nos encontrarmos por aí.
    Bjo!
    Camilla Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Camilla, tudo bem! Obrigado pelo comentário e ficamos muito felizes em poder ajudar =)
      Conte conosco para o que precisarem e se for preciso conversamos sempre que tivermos um tempinho!!! Se Deus quiser loguinho vocês vão estar aqui sim tirando fotos conosco para postarmos no blog =)
      Beijao e até o próximo post!
      Obs - Não lembro se fui eu ou a Aline que falei com o Marcel haha mas ta valendo!
      Igor e Aline

      Excluir
  5. Muito bom esse post!!
    Então, iremos solicitar o visto na semana que vem, e se tudo der certo estaremos aí já em Dezembro!!

    Continuem sempre nos informando de como as são as coisas aí!!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabircio,

      Que bom que gostou!
      Se Deus quiser estarão sim!!! =)

      Pode deixar, que iremos hehe...obrigada pelo seu comentario.

      Um forte abraço,

      Aline e Igor

      Excluir
  6. que legal esse post!!!!
    -da reciclagem, queria que acontecesse isso no brasil :) #talvezNunca
    -como ele sabe que você vai entrar no onibus?? vc tem que ficar de pé??
    -#estranho devia ter algum incentivo financeiro para utilizar refil, pq diminui a qtde de lixo, estranho o valor nao mudar?!
    -igualzinho o brasil (a moto fica parada acelerando pra te assustar enquanto vc atravessa a faixa) #pesadelo
    saudades!! adorei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que no Brasil dê, certo, um dia..quem sabe hehe...
      Isso mesmo, fica em pé!!! haha
      Pois é, super concordamos, Ma! E por incrivel que pareça, esse será o tema de um dos nossos futuros posts...que o Igor quer fazer hehe...
      Pesadelo total...odeio tbm haha
      Saudadesss...vem nos visitarr...
      Beijos, Aline e Igor

      Excluir

BRazuCAs por AI - Em Winnipeg © 2014