sábado, 26 de julho de 2014

Mensagem aos Newcomers e Imigração no Aeroporto Canadense

sábado, 26 de julho de 2014
Oi Gente,

Como vocês estão?

Primeiramente, gostaríamos de desejar as pessoas que estão vindo agora em Agosto, que vocês façam uma ótima viagem! Que Deus acompanhe a viagem de vocês! Quando der, se possivel, nos mande um recadinho para dizer como foi, quais são suas primeiras impressões, se estão gostando...assim as pessoas que pretendem vir para cá mais pra frente também podem ter uma ideia maior do que esperar de Winnipeg sob uma outra perspectiva.

Ao desembarcar no aeroporto - Boas Vindas =D

Segue abaixo o link do próprio site de imigração de Manitoba que achamos há algum tempo atrás dizendo o que vocês devem fazer assim que chegarem aqui - Immigrate Manitoba (Se o link não funcionar, pois as vezes dá uma pane hehe, vai na sessão de Arrival do site do Immigrate Manitoba). Mesmo voce nao vindo como Residente Permanente, a maioria dos locais que voce deve ir funciona para quem vem estudar e trabalhar =)

Coincidência ou não, encontramos a mesma descrição do que fazer no nosso post de primeiro dia aqui em Winnipeg. Bom, sendo assim, então achamos que seria legal compartilhar para que vocês conseguissem se planejar melhor sua vinda para ca e não se sentir tão perdido hehe.

Ps. Vocês que estão vindo em Agosto, se preparem e considerem um casaco! Sabemos que estamos no verão, mas infelizmente pegamos dias de muito frio, vento gelado e chuvas em Winnipeg. Claro, a tendencia agora é o tempo melhorar (e assim esperamos), faz uma semana que faz calor direto. Porém, a maioria das lojas não estão vendendo mais casacos pra isso desde que chegamos aqui (Pois é, deixamos pra comprar aqui e nos "ferramos" heheh). O que eles vendem é moleton e casaco contra vento. Então se achar que é o suficiente, não precisa trazer o casaco simples de frio hehe. Só uma dica =)

Ah, gostaríamos de aproveitar esse post falando de chegada em Winnipeg, pois nos perguntaram a respeito do funcionamento da imigração no aeroporto. No nosso caso, fizemos a imigração em Winnipeg mesmo, mas quem vem de Air Canadá via Toronto, certamente você terá que fazer a imigração lá. Sendo assim, vamos descrever nossa experiência.

Assim que chegamos, passamos no guichê na polícia federal e assim que explicamos o que viemos fazer aqui (um trabalhar e o outro, estudar), pediram para que nos dirigíssemos a uma sala logo a frente, à direita. Entramos na sala, com nossas malas mesmo e lá tinham umas cinco pessoas na nossa frente (uma delas inclusive era um participante do programa ciência sem fronteiras. Ele era um de muitos que vocês vão encontrar por aqui...assim como chineses hehe). Aguardamos aproximadante 1h ou 1h30, pois só havia dois policias fazendo as entrevistas. Ah! Mas relaxa, lá tem cadeira de espera.

Quando chegou a nossa vez, um policial muito simpatico nos atendeu e pediu para ver nossos vistos, passaportes, carta da escola...o que mais...acho que só, nem precisamos comprovar que éramos casados e quanto dinheiro tínhamos (pelo que nos lembramos), na verdade, a maioria das coisas que ele perguntou, ele confiou na nossa palavra, por exemplo, ele perguntou qual a duração de visto do trabalho do Igor...tipo,  quem deveria saber não era ele? hehe Daí respondemos que era a mesma duração que o meu visto, pois foi o que achamos e então ele falou "OK" e colocou o work permit dele a mesma quantidade de tempo que o meu. PS. A SOS Canadá havia nos informado que quem determinaria o período do visto de trabalho do Igor seria a imigração canadense, uma vez que eu vim para cá estudar inglês nos quatro primeiros meses, ou seja, talvez ele não pudesse trabalhar nesse periodo, somente quando eu entrasse no College, mas eles disseram que se fosse liberado, não teria nenhum problema, até porque o visto dele com duração igual ao meu. Ou seja, no caso, o policial quem nos perguntou de quanto tempo ele deveria fazer o work permit do Igor. Pois é, gente, só no Canadá essas coisas acontecem...heheh...na verdade, aqui as pessoas confiam muito no que os outros dizem sabe e isso é muito positivo e nos força a ser leais e pessoas de palavras, sem mentir ou querer tirar vantagem de ninguém.

Bom, demorou de 30 min a 1 hora essa entrevista, ele fez mais algumas perguntas, enfim...nada de mais, mesmo! E até imprimiu um papel pra mim dizendo sobre a nova regulamentação de trabalho para estudantes internacionais (conforme post anterior que mencionamos esta). Só que ainda não se aplica pra mim, né, pois estou cursando inglês ainda! Enfim, conseguimos o study e work permit.

Se alguém quiser compartilhar sua experiência de imigração tanto em Winnipeg quanto em Toronto, ou alguma outra Cidade, será muito bem vinda e acreditamos que de muita valia para aqueles que irão embarcar em breve para cá! =)

Aeroporto de Winnipeg - Um mundo de possibilidades...
Esperamos tê-los ajudado mais uma vez e fiquem a vontade em mandar dúvidas e sugestões.

Abraços,

Aline e Igor

13 comentários:

  1. Boa noite Igor e Aline.
    Eu e minha esposa estamos acompanhando sua aventura e gostaria de saber se podemos trocar emails pois estamos com duvidas sobre o processo de vocês. Estudamos na Nova Zelândia, mas nossos planos é estudar e viver no Canada.
    Meu email: leovinicius_2@hotmail.com
    Atenciosamente.
    Leonardo e Rubia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo e Rubia!
      Obrigada pelo seu comentario e ficamos felizes em saber que estão nos acompanhando!
      Que legal! Pode enviar sua dúvida para o nosso email brazucasporai@gmail.com
      Será um prazer enorme em responder.
      Um abraço,
      Aline e Igor

      Excluir
  2. Olá, queridos amigos!!! Muito bom esse post sobre imigração e troca de experiência que vocês fizeram. Espero um dia compartilhar com todos a minha também.Fiquem com Deus e que tenhamos uma Ótima semana abençoada :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Wellington!
      Com certeza, um dia esperamos receber sua mensagem sobre sua experiência!
      Fique com Deus também e ótimo comecinho de semana.
      Abraços,
      Aline e Igor

      Excluir
  3. Oie Aline e Igor, como está tudo por ai?!
    Esse post veio bem a calhar. Estávamos mesmo fazendo um checklist dos primeiros passos ao chegar em Peg. Nada como a experiência de alguém que já passou por isso né?! No nosso caso será só um pouquinho diferente, pois como iremos por Toronto, a imigração será lá mesmo! Já estou fazendo uma pastinha com todos os documentos que julgo importantes, melhor sobrar do que faltar né hehe Organização é TUDO nessa hora!!
    Parabéns pelo post e até breve!!
    Caren e Luiz Fernando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai queridos, Caren e Luiz F.!!! Aqui tudo beleza e por ai também né =)
      Obrigado pelo comentário e que bom que foi útil =)
      Sim com certeza, mais facíl com dicas né =D
      Ai sim eim, parabéns!!! A essência é isso mesmo se organizem ao máximo, e fiquem tranquilos quanto a imigração, os oficiais canadenses são muito simpáticos!!! Sim coloque todos os documentos que puder e não esqueça se der tempo de uma escaneada em todos por segurança...
      Valeu
      Grande abraço e boa sorte ai
      Aline e Igor

      Excluir
  4. Boa noite pra voces... Não sei se ntendi direito, mas eu havia lido na lei e me disseram que quem cursava ingles nao era permitido trabalhar, como que foi liberado? É liberado trablhar quando se faz curso de ingles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Charles! Não pode trabalhar enquanto estuda inglês. Este é apenas um direito pra quem vem estudar o curso superior full time ou quem já vem com o visto de trabalho. Onde você leu que foi liberado? Um abraço, Aline e Igor

      Excluir
  5. Olá casal!
    Achei o blog de vcs e estou aos poucos acompanhando sua história em Winnipeg.
    Eu e meu marido estaremos a caminho agora em dezembro, no mesmo esquema que vcs, visto de trabalho + estudo.
    Como minha primeira pergunta, eu queria saber se algum oficial de imigração canadense ou outro funcionário do governo canadense que vc já tiveram que conversar (tipo na hora de tirar o social security number) já fez a vocês perguntas relacionadas a imigração, tipo "vcs pretendem se aplicar para algum programa de imigração em Manitoba?". E também o que vcs responderam a estas perguntas (ou não). Nem sei se a intenção de vcs é imigrar tb, mas como a minha é, queria saber se alguém já fez esse tipo de pergunta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália =)
      Obrigado pelo comentário... Que bom que está gostando, fazemos para nós e para vocês também!!!
      Nossa que delicia logo agora em dezembro, ta chegando eim hehe
      Igual a nós fizemos trabalho e estudo, legal!
      Não, nenhum funcionário ou oficial nos fez essa pergunta mas se fizesse também não responderíamos positivamente até porque é um longo passo para correr atras disso!!! E obviamente, eles não iriam gostar de ver um visto de estudante por exemplo e a pessoa estar com segundas intenções... Eles podem até achar que você quer imigrar ilegal... Enfim ninguém perguntou e também não respondemos a ninguém hehe
      Manitoba é a província de porta de entrada para interessados em imigrar, tenha certeza que no seu tempo vocês vão conseguir, basta se dedicar.
      Beijos e até breve
      Aline e Igor

      Excluir
  6. Bom dia,

    Gostaria de saber se a entrevista na imigração é apenas em ingles?
    ahh tambem queria saber quanto tempo antes de começarem as aulas voces entraram com a documentação no college e no Visto.

    Obrigadooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Charles!
      Obrigado pelo comentário =)
      Não a entrevista também pode ser em Frances que é a segunda língua oficial do Canada!
      Sobre o tempo que aplicamos antes de tudo, você pode conferir esta resposta no post Carta de Aceitação 1 e 2, porém segundo a RRC o quanto antes aplicar melhor!
      Abraço
      Aline e Igor

      Excluir
  7. lii, quando é suas férias???

    ResponderExcluir

BRazuCAs por AI - Em Winnipeg © 2014