segunda-feira, 27 de abril de 2015

Série sobre cultura - Tema de hoje: Restaurante

segunda-feira, 27 de abril de 2015
E ai, galera, beleza!

Bom, pra quem não viu a primeira parte dessa serie, nos falamos sobre a cultura dentro de uma casa canadense. Porem hoje iremos falar como eh a cultura dentro de um restaurante canadense. Pois eh, para alguns podem pensar "Mas por que? Tem diferença?". Pois eh, galera...não é muito diferente, porém essas poucas difereçcas fazem TODA A DIFEREÇNA se voce conseguir entender.

Linda pintura de Três restaurantes da FB Hospitality - Hermanos, Praire 360 e Corrientes - Bannatyne St Downtown Winnipeg

Mais uma vez desculpem os erros, mas esse eh um daqueles posts feitos no intervalo da escolar, onde nao consigo mudar para o português, e alem do mais tem uma correcao automatica que so Deus entende hehe. Esse post sera feito de acordo com nossa experiencia aqui de frequendores como trabalhadores em restaurante ok.

Vamos la?

  • Reservar sua mesa: Na maioria das vezes voce precisa fazer uma reserve aqui, seja através do site do restaurante ou de outros sites como Opentable. Isso facilita nao so para o restaurante quanto para o guest. E dependendo do dia, pode ser que o restaurante nao esteja preparado para atender muita gente, o que pode causar na recusa por walk inn. Entao, make sure que o restaurante que voce deseja ir para almocar ou jantar, precisa ou nao de reserva. (Sim, voce pode deixar recado na caixa postal caso tenha alguma duvida ou queira fazer uma reserva, eles irao te retornar)

  • Fique atendo também que alguns restaurantes tem limite de tempo pra voce ficar sentado mas o seu garçon ira lhe avisar se há mais reservas para aquela mesa... Se estiver próximo da hora de fechar o restaurante lhe dara "sutis" toques de que o expediente está acabando por exemplo desligando a musica, ou aumentando a luz ou lhe perguntando se você quer mais alguma coisa pela quarta vez seguida hahaha. 

  • Agua: A agua aqui nao eh cobrada, ou seja, eh gratuita e muitos locais ja servem voce sem mesmo voce pedir. E mesmo se voce beber toda a agua, eles vao encher seu copo para manter sempre cheio como forma de atencao ao cliente. Muitas se perguntam se a agua eh da torneira mesmo. Pois eh, eh basicamente da torneira sim, pois eh normal as pessoas aqui tomarem agua da torneira, nao tem nenhum problema e nem vai causar nada. Obs. Isso nos fez lembrar uma vez que deu um alerta na Cidade que havia a suspeita de tipo coliformios fecais na agua, e deram um alerta para que as pessoas fervessem antes de consumir. Sendo assim, caso a gua seja infectada, fique tranquilo que eles vao te avisar quando nao beber da torneira ou comprar água engarrafada e servir a vocês ;)

  • Tips: Essa eh com certeza a questao mais seria! Pois no Brasil nao somos acostumados a dar tips, ou damos quando ja esta embutida. Pois eh, aqui nao vem embutida e isso nao siginifica que voce nao deve dar. Aqui voce "tem" que dar tips entre 10% a 15% do total dependendo do servico oferecido, quando nao mais (Lembrando que ela nao vem inclusa na conta, entao voce mesmo tem que calcular e dar por fora do valor da conta total). Alguns restaurante, quando voce fecha pra grupos, eh estabelecido uma taxa de 18% obrigatoria por pessoa e muitas vezes ja vem na propria conta. Entao, fique a atento! Isso nao se refere so a restaurante, mas outros servicos como taxi, por exemplo. Sendo assim, nao se esqueca disso quando chegar aqui, pois infelizmente nao temos uma boa fama quando vamos nos restaurantes e dizemos que somos brasileiros, muitas vezes isso eh sinonimo de nao dar tips.
Bora detonar um CHURRASCO hummmm =D
  • Ainda sobre TIPS - A galera que trabalha na cozinha geralmente recebe uma taxa fixa de tips de cada conta. Por exemplo 5% de Tips de cada recibo automaticamente vai para os empregados da cozinha ou seja se o cliente apenas pagar o total da conta e não der nem ao menos 5% de Tips quem vai se ferrar é o Garçon que vai ter que desenbolsar esses 5% para cozinha do próprio bolso ou retirar da Tips de uma outra mesa que deu por exemplo 10% ou seja ai no final ele não vai ficar com nada pois pagou com 10% duas contas de 5%... Enfim, SEJA CONSCIENTE!!! ;)

  • Pedir a conta: Algumas vezes voce nao precisa pedir a conta, o garcom mesmo vai sugerir que traga no momento apropriado. Sendo assim, ele deixara a conta no canto da mesa pra voce colocar o dinheiro ou o cartao la, dai voce coloca a conta no mesmo local que ele deixou, pois ele voltara para buscar. Voce nao precisa avisar ele, ele vai saber que voce esta pronto assim que colocar la. Claro que ha excecoes, porem so tenha em mente que isso pode acontecer em algum restaurante que voce possa vir a frequenter.

  • Dica - Verifique o Menu do local que vai frequentar se possível antes de ir pois assim você consegue se preparar melhor na escolha de bebida e prato ;) E também já vai sonhando com aquela sobremesa que dá água na boca só de pensar haha

CURIOSIDADES
  • Os drinks mais pedidos normalmente é sempre uma bebida alcoolica que vai soda ou refrigerente junto. Dificilmente eles podem algo com uma bebida e uma fruta como a caipirinha por exemplo, eles podem mais bebidas misturadas com refri mesmo. Inclusive, uma das bebidas mais pedidas no Carnaval é a Caeser que vai suco de tomate, pimenta, e ainda vem com um pickles de enfeite que eles comem junto enquanto bebem hehe.
  • Voce só pode beber aqui em um estabelecimento até a 2am, e fique atento pois se voce passar desse horario e a policia ver, voce pode ter problemas, assim como o estabelecimento tambem. (Liquor Law)
  • Aqui é muito popular as pessoas pedirem comida em casa, nao só pizza como no Brasil, mas comida em geral e foi por isso que surgiram algumas empresas como a skipthedishes and justeat onde varios restaurantes se cadastram para que voce possa pedir sua comida online mesmo atraves desses dois sites que demos como exemplo (e sao os unicos que conhecemos por enquanto hehe).


Bom, essas sao algumas das dicas que temos pra voces hoje de acordo com nossa experiencia! Esperamos que tenha sido util tambem =)

Qualquer duvida, nos avise.

Forte abraco a todos e bom final de semana.

Aline e Igor

Um comentário:

  1. O texto ficou parecendo que foi traduzido com o google tradutor! kkkkkk
    É brincadeira, boas dicas.
    Fiquei com uma dúvida, caso o cliente decida não dar tips para o garçom, o próprio garçom vai ter que desenbolsar para pagar o pessoal da cozinha. Isso quer dizer que quem trabalha na cozinha tem um cargo mais importante?
    Além dos tips, garçons e cozinheiros também recebem salário fixo?

    ResponderExcluir

BRazuCAs por AI - Em Winnipeg © 2014