sábado, 9 de maio de 2015

Imigraçao - Federal Skilled Worker

sábado, 9 de maio de 2015
Oi pessoal, tudo bem? E ai, galera, beleza?

Obs. Este post foi escrito em Marco de 2014, sendo assim, algumas regras ou informacoes citadas abaixo podem ter mudado, sendo assim, indicamos que entre no site da CIC para se atualizar - este site esta com um link logo abaixo. Para os que ficam na duvida se as regras mudam - Sim, constantemente!!! Sempre tenham plano A, B, C,...se pretendem imigrar para outro pais, e saiba que se nao deu certo de uma forma, nao era pra ser, mas nao desista dos seus sonhos e corra atras de outra maneira!

Hoje vamos escrever sobre um tema que sempre nos interessou muito desde que descobrimos essa possibilidade e temos um prazer enorme de falar sobre ele - Imigração para o Canada.

Vamos ser bem sinceros - Tentamos fazer um vídeo sobre esse assunto, mas é tanta informação e tanto detalhe que ele acabou ficando muito confuso hehe e achamos que escrevendo seria mais esclarecedor.

Como já dizia o Caio Prezia do Canada Para Brasileiros, existem mais de 50 formas de se imigrar para o Canadá, porém muitas pessoas não sabem disso, inclusive nós não sabíamos ha um ano também.

A primeira forma que descobrimos quando iniciamos a busca por possibilidades de imigração para o Canadá foi a mais conhecida entre elas - Federal Skilled Worker. Resumindo, é uma forma de imigração para profissionais qualificados, ou seja, profissões em potencial que o Governo Canadense julga serem necessárias para o País.

O Governo disponibiliza uma lista e se sua profissão estiver listada, você passou pela primeira etapa. A segunda etapa, você tem que completar 67 pontos de um questionário disponibilizado também no próprio site de imigração do País (Citizenship and Immigration Canada). As perguntas são sobre escolaridade, estado civil, nível de inglês (baseado na pontuação do IELTS modalidade General), recursos financeiros, tempo de profissão, entre outras. Cada uma delas tem sua pontuação e no final se você atinge no minimo 67 pontos, você esta apto para ir para terceira etapa, ou seja, juntar toda a documentação necessária para aplicar. Você pode aplicar sozinho ou através de despachantes especializados que fazem todo esse tramite, como foi o nosso caso.

Quando começamos a pesquisar, a minha profissão (Aline) estava na lista e então, e marcamos um horário via Skype com um despachante da Interapoio (uma empresa aqui da Cidade de São Paulo) para nos informar quais seriam os próximos passos.

Foi então que ele fez um teste online com a gente e, para que eu conseguisse os 67 pontos, eu precisaria tirar uma nota X no IELTS (que na verdade não me lembro mais qual era rsrs) e esperar completar um ano de trabalho, que isso seria em Julho de 2013. Sendo assim, eu teria tempo para me preparar para o exame, e presta-lo até conseguir a nota para depois dar entrada no processo.

Os honorários dessa empresa, para vocês terem um noção, era em torno de R$ 5.300,00, fora o exame do IELTS, a tradução dos documentos, exames médicos solicitados pelo próprio Governo Canadense, entre outros. Esse valor seria o serviço que o despachante teria em reunir os documentos e dar entrada no processo e claro, o suporte durante o estimado 1 ano de duração do mesmo.

Comecei o curso preparatório para o IELTS na Target Language por indicação de uma amiga minha (Beijo Má) e também, se não me engano, no próprio site de Imigração do Canada essa escola é  uma das indicadas.

O que aconteceu foi que, em Maio de 2013 a lista mudou (a lista muda regularmente, as vezes de um em um ano, as vezes dois...)e minha profissão não fazia mais parte da nova lista. Sendo assim, não seria possível imigrar por esta forma até uma nova mudança na lista. Iria ter que ficar torcendo para minha profissão voltar.

Antes o processo incluía profissões dos NOC 0, A e B (National Occupational Classification (NOC) , mas com essa mudança a lista apresenta apenas 24 profissões. Pensamos em desistir sim! Porém como todo sonho, achamos que deveríamos correr atras até que todas as portas fossem fechadas. Foi quando descobrimos, que o Federal Skilled Worker não era a unica porta de entrada e existiam mais, da qual falaremos em um próximo post.

Um grande beijo,

Aline e Igor

Comentários, perguntas, duvidas e curiosidades serão sempre bem vindos. Marque sua presença e divida sua opinião =)

Obs. Já que nosso vídeo não ficou bom, segue a indicação de um vídeo super explicativo do Canadá Diario. Obs 2. No Site do Caio Prezia vocês também vão encontrar mais videos e podcast falando desse assunto. =)

2 comentários:

  1. Acho que a maioria que começou a pesquisar sobre imigração há 1 ano atrás ou mais, acabou caindo no Canadá para Brasileiros. Hoje existem mais blogs informativos. O Canadá Diário é conhecido de todos que já pesquisaram sobre o assunto no Youtube, assim como todos que pesquisam sobre Winnipeg hoje, acabam caindo aqui no Brazucas por aí.

    ResponderExcluir
  2. Oii,
    Adorei o post, quase todo mundo que pensa em imigrar cai no processo federal e nem sempre esta é a opção mais viável.
    Eu agradeço muito por vocês compartilharem essa experiência, pois ajuda todos que estão nesse processo :)

    Será que vocês poderiam dizer, como foi a preparação para imigrar? Com quanto tempo pediram demissão do trabalho aqui no Brasil, quando tempo levou pro visto sair e vocês embarcarem, quanto tempo de antecedência vocês fizeram a matrícula no college? E, eu tbm gostaria de saber se a Aline fez o IELTS acadêmico ou o geral pra entrar na RRC.

    Muito obrigada e espero que vocês continuam compartilhando essas experiências com a gente.
    Beijooos

    ResponderExcluir

BRazuCAs por AI - Em Winnipeg © 2014