sábado, 31 de maio de 2014

Primeiro mês em Winnipeg - Parte 3

sábado, 31 de maio de 2014
Oi gente, tudo bem? E ai galera, beleza?

Hoje vamos falar um pouquinho de mais três assuntos que fizeram parte do nosso primeiro mês aqui em Winnipeg!

Esperamos que gostem =)


KILDONAN PLACE, VALUE VILLAGE, REAL CANADIAN SUPERSTORE...



BRazuCAs por AI - Primeiro Mês - Real Canadian e Value Village 


No dia 10 de Maio, fomos pela primeira vez nesses três locais que estão no título aí em cima e foi muito gostoso, principalmente porque foi a primeira vez que fez calor de fato em Winnipeg depois do inverno rigoroso que tiveram. Para que vocês possam ter uma idéia, era possível sair de shorts na rua, se quiser. O único problema do calor, pelo menos pra gente, é que achamos que eles sentem falta do inverno extremo e colocam o ar condicionado no ultimo, inclusive no ônibus. Sendo assim, chegamos a conclusão (para os friorentos) que você deve levar uma blusinha de frio tanto no inverno quanto no verão haha.

É um local que vale a pena conhecer, pois além de ter um shopping com muitas lojas legais, tem três mercados diferentes próximos - Walmart, Real Canadian Superstore e Target dentro do Kildonan Place (Voltamos lá recentemente e pudemos perceber que também tem um Safeway =). Então se você é igual ao Igor que ADORA ir no mercado e fazer pesquisa de preços, é uma ótima idéia.  Além disso, tem um centrinho comercial como vocês puderam ver no vídeo com muitas outras lojas como Toys R us, Best Buy, Ashley Furniture, entre muitas outras...Também sabemos que atrás do Polo Park é possível encontrar alguns desses mercados e dessas lojas também, caso você prefira ir lá, vale a pena também.

Value Village nada mais é que uma loja composta por produtos doados por pessoas e a renda gerada através da compra é revertida para as pessoas com diabete. A causa é muito boa, além dos produtos serem bons também. Tem tudo que você pode imaginar, mas a maioria é composta por roupa mesmo, tipo calça jeans masculina a partir de uns 4 dolares. Os valores são bem simbólicos mesmo, pois o objetivo é ajudar as pessoas com diabete. Além do mais, os canadenses adoram comprar coisas de "second-hand", por isso tem muita loja desse tipo aqui. Outros exemplos que chegamos a conhecer é a Salvation Army e uma outra loja que vamos falar melhor no próximo post. =)


Shopping Kindonan Place em um dia muito bom...


Esposição de Mustangs

Parque de diversões no estacionamento do shopping!

Having FUN!

Promoções do Super Store

So cute!!!

Parece até real...

Genial essa cadeira de elásticos e bem confortável!



ADAPTAÇÃO

Bom, muita gente deve se perguntar como está sendo nossa adaptação aqui no Canadá e também se tivemos o que muitos chamam de "choque cultural". Well, na verdade o que pegou mesmo pra gente até o momento foi sair do forno do Brasil e chegar na geladeira do Canadá (Freezer foi pra quem chegou aqui em Janeiro hehe). Apesar de já termos vivido temporariamente em um local que chegou a fazer 25 graus negativos, lá o esquema era totalmente diferente. Quando precisávamos ir trabalhar ou fazer compras no mercado, por exemplo, nós tínhamos quem nos levasse de carro. Os locais, como vocês devem saber, são aquecidos. Então, não foi tão impactante assim como foi aqui, pois não temos a facilidade do carro desde que chegamos. Percebemos também que não somos os únicos, há muitas pessoas, inclusive canadenses, que também não tem e diríamos mais, até não tem por opção porque querendo ou não, ter carro aqui é relativamente barato quando comparado ao Brasil. Conclusão, se eles sobrevivem, porque nós não sobreviveríamos, certo? Bom, mas claro que não vamos negar que esse impacto foi um dos mais difíceis, e olha que não chegamos a pegar -40 hehe. Fora que sua pele fica mais seca, com rachaduras e você é obrigado a passar creme no rosto e na mão, chapstick no lábio e se agalhar bastante para não pegar um gripe. Se quiser tomar a vacina da gripe também, aqui é gratuita o ano todo nas Walking Clinics.

Quanto à cultura, até o momento não tem sido algo tão difícil, uma porque continuamos comendo a nossa comida, como vocês puderam ver no post anterior. Outra, a língua não é uma barreira para nós (sabemos nos virar =) e eles falam até mais pausadamente e claramente que os americanos. Claro, as vezes ter que esperar o bonequinho ficar branquinho para atravessar na faixa de pedestre, mesmo não tendo carro na rua, é dificil hahaha...mas como vi numa palestra ontem de  Paul Holmes sobre diversidade cultural no ambiente de trabalho - Você tem que encontrar um meio termo entre a sua cultura e a cultura canadense (em breve, vou colocar mais informações sobre esta palestra, pois creio que será muito útil para vocês interessados em vir para o Canadá, principalmente quem vem com visto de trabalho ou como Residente Permanente). Aqui eles são muito polites, educados, simpáticos, friendly,....então não tem sido algo difícil de lidar e conviver. Como vocês puderam ver nos posts anteriores, até para você se inserir na sociedade canadense e obter sua conta no banco, seu SIN card, Health Card...é muito simples e todo muito está disposto a te ajudar.


Eu + Aline + Chocolate Quente =D



VIDA NOVA, NOVA CASA!

Enfim, como muitos de você devem saber, já conseguimos alugar um apartamento. Nos mudamos dia primeiro de Maio, pois aqui normalmente o leasing inicia no primeiro dia do mês. Claro, tem casos que eles precisam que alguém alugue as soon as possible, ou porque o local está muito tempo sem nenhum tenant ou por se tratar de um sublet. O que é isso? O leasing aqui normalmente dura um ano, porém supomos que você tem que deixar o apartamento antes da data prevista, então você paga uma multa não muito alta (não lembro ao certo quanto, mas nada absurdo) e aí eles colocam seu apto para alugar pelo restante dos meses que ficou faltando para completar o leasing. Certo? Certo...no nosso caso, fizemos o leasing de um ano mesmo, pois o apto estava vazio. Não vazio, vazio...ainda estava com algumas coisas do morador antigo que a landlord ficou de vir buscar aqui, mas pra ser sincero, até agora, nada! hahaha o bom é que temos colchão, sofá, hack...tudo praticamente free!

Nós optamos por um apto de um bedroom mesmo e os valores variam entre $600 e $800 (já encontramos valores menores que isso e maiores também), tudo depende da localização, claro e também do estado do apto. Agora está numa onda de renovar os aptos e então eles revitalizam prédios antigos e depois jogam o preço lá em cima para alugar. Nós preferimos algo próximo ao centro pela questão da facilidade, mas claro, não bem no centro, porque o fluxo de carro é bem intenso (sim, aqui também tem horário de pico e transito hehe) e não é considerado muito safe, devido aos nativos ficarem nessa região pedindo dinheiro e bebendo bastante (pois é, Winnipeg tem problemas sociais também). Nós estamos ao mesmo tempo em um local residencial e também perto de tudo que precisamos (Não vale dizer perto de um subway, pois este é igual padaria no Brasil hehe). Como escolhemos aqui? Andamos bastante na região central da Cidade até encontrarmos um local nessas condições. E achamos! Em uma semana já tínhamos escolhido e dado entrada no processo para alugar, e não é que nosso application foi aprovado no mesmo dia (o que normalmente demora uns três dias úteis para receber a resposta - positiva ou negativa).

Bora tomar um lanche da tarde ;)



Como dissemos no video de primeira semana, listamos algumas imobiliárias como Winpark DorchesterSussex RealtyTowers Realty, ... para que pudéssemos visitar, porém na primeira que entramos, já deu certo. =) Estamos bem felizes, porque estamos 10 minutos da Rail Station onde fica o Language Trainning Centre (LTC) e 20 minutos do trabalho do Igor. Tudo isso A PÉ! Fora que ainda estamos na rota do Free Shuttle que dá inclusive para o Igor pega-lo no inverno e também dá pra ir para o LTC e Princeless Campus da Red River. (Em breve vamos falar mais sobre esse Shuttle). Bom, acho que é isso que ficou faltando falar no vídeo mesmo. Ah! Fiquem atentos também que aqui tem um sério problema de bed bug e se vocês escolherem um dos aptos listados no site, aconselhamos vocês a procurar outro local. Sério, nós tínhamos escolhido um e nem sabíamos, mas a canadense que moramos com ela, nos aconselhou a escolher outro local e foi o que fizemos. Fiquem atentos!

Uma dica que os canadenses nos deram foi quanto ao site Kijiji, pois eles usam muito esse site para tudo né, inclusive mobiliar suas casas através da sessão free deste site. Claro, não peguem armação de cama e colchão, pois pode ter bed bug, mas de resto, eles falaram que não tem problema (assim esperamos). Nós, no caso, não tivemos uma boa experiência com essa free session, pois fomos pegar uma TV que ficou no quintal do cara durante a noite toda pegando neve e sereno e quando a trouxemos para casa, ela só funcionou no primeiro dia hehe. Mas quem sabe você não tem sorte de encontrar alguma coisa legal, né? Mas não se desespere, na primavera/verão as pessoas costumam fazer aqueles garage sales e é muito comum os canadenses utilizarem isso para mobiliar suas casas. Aproveitem!

Obs. Aqui na Cidade também tem o Renters Guide que é uma revistinha gratuita que você encontra nas ruas naquelas "caixinhas" igual a dos jornais, mas principalmente em lojas como o Safeway e Shoppers, que mostra os locais que estão alugando durante um periodo de 15 dias mais ou menos. Tem também esse guia para comprar casa. =)

Filho de marceneiro é assim... Montando suas próprias coisas!


Bom é isso, gente! Semana que vem, tem mais...mas fiquem atentos, essa semana vamos publicar um post sobre a canadense que tanto falamos e sobre a casa dela também, caso vocês tenham interesse em se hospedarem assim como fizemos.

Beijos e abraços, bom final de semana a todos.

Fiquem a vontade em comentar, pois será um prazer respondê-lo.

Aline e Igor

25 comentários:

  1. Adorei o post de hoje, adoro ler seu blog.
    Sempre venho olhar se tem atualização, rs. Bom não sei se é meu computador, mas o video de hoje não está funcionando. Outra coisa, gostaria de saber se foi fácil para o Igor conseguir um emprego.

    Abraços;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola =)
      Obrigado pelo comentário e por comentar sobre o video. Não era seu computador era o video mesmo que estava zuado...
      Não foi facil pra mim achar um emprego não, tive que fazer e refazer muitas vezes o curriculo e também gastei bastante tempo distribuindo ele fora cursos... enfim. Aguarde que em breve faremos um post sobre isso. Obrigado e grande abraço.
      Até breve amigo(a)
      Aline e Igor

      Excluir
  2. Fantástico seu post muito esclarecedor para todos...vcs nao sabem o bem que estao fazendo com seus relatos parabens mesmo e obrigado por dividir um pouco da vuda de vcs com todos. P.s mandei um email para vcs qdo pudere retorne p.favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gordinho Urbano!!!
      Obrigado pelo comentário e ficamos felizes que gostou. Vimos seu e-mail e logo respondemos ok =)
      Na medida do possível vamos compartilhando nossa vivencia e as novidades da vida do lado de ca =)
      Grande abraço e até breve
      Aline e Igor

      Excluir
  3. A descrição das atividades está ótima! Quase me sinto aí também de tão bom que está a narrativa. Só fiquei curioso pra saber qual é o emprego do Igor e se é part ou full-time. Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rafael!!!
      Obrigado pelo comentário. Que bom que gostou e pode sentir um pouquinho da nossa emoção em concretizar esse sonho =) Show!!!
      Vamos fazer um post em breve sobre meu trabalho aguarde que responderemos sobre isso...
      Grande abraço
      Aline e Igor

      Excluir
  4. Olá Aline e Igor
    Estou adorando os relatos, mas fiquei curiosa .... num video anterior vocês mencionaram que estavam entregando currículo, e nesse post Aline, você já fez menção ao trabalho do Igor. Foi fácil conseguir trabalho? Quanto tempo levou?
    Vocês poderiam escrever mais sobre a questão do emprego em Winnipeg (sugestão).
    Um grande abraço
    Marli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marli, tudo bem!
      Que bom que gostou e obrigado pelos comentários.
      Não foi nada facil achar um emprego mas depois de muita ralação deu certo... Vamos fazer um post sobre isso em breve, aguarde!!!
      Obrigado pela sugestão ela com certeza será realizada logo!
      Grande abraço e até breve
      Aline e Igor

      Ps - Fiz curso, alterei curriculo umas 10 vezes, entreguei e preenchi umas 100 aplication facil... Foi mais ou menos por ai!

      Excluir
  5. Boa tarde!!!! Adorei o Post e continuem escrevendo que daqui acompanharei todas as informações.Deus abençoe sempre vocês :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Wellington!!!
      Obrigado amigo por mais um comentário ficamos felizes que continua gostando.
      Fique com Deus também
      Grande abraço
      Aline e Igor

      Excluir
  6. Olá Aline e Igor, tudo bem?
    Meu nome e ubirajara conceição e sou de Curitiba Pr e estou indo para Winnipeg com a minha família em junho do ano que vem.
    Primeiramente gostaria de agradecer o empenho de vocês na confecção dos posts, pois eles tem nos ajudado muito.
    Gostaria, se vocês me permitissem, de saber o e mail de vocês para que eu possa lhe fazer algumas perguntas. Pode ser?
    O meu e mail e: ubirajara.adv.conceicao@gmail.com
    Se possível aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bira, tudo bem sim obrigado e voce?
      Obrigado pelo comentário...
      Nossa que noticia boa que voces estão vindo para ca =) Bem vindos desde ja... =D
      Que bom que estão gostando do nosso bloge ficamos felizes em ajudar...
      O nosso e-mail é o mesmo do blog brazucasporai@gmail.com
      Fique a vontade para perguntar aqui e no e-mail também ok.
      Boa sorte e qualquer coisa nos avise. Como esta o processo de voces?
      Abração
      Aline e Igor

      Excluir
  7. Olá pessoal! Muito bom o post. Estou acompanhando vocês quase que diariamente. Parabéns e obrigado pelas dicas!

    Esse campus da RRC que vocês mencionou, é o que no site eles chamam de "The Roblin Centre"?

    Abraços,

    César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cesar tudo bom
      Obrigado pelo comentário! Ficamos felizes em saber que nos acompanha... =D
      Sim esse Campus da RRC é conhecido como Princess Campus ou Roblin Centre!
      Abraços
      Aline e Igor

      Excluir
  8. ótimo post, os canandenses sao educados e pronto a ajudar, o que facilita a adptação.

    Eu cheguei em Fev, aqui tava -40ºC, teve um dia, que com o WC estava -50ºC, #Crazyyy, doi até o rosto,
    Eu amo o frio, inverno, é minha estação favorita, mesmo aqui no Canada, com um inverno de verdade, ainda gosto do inverno. Mais sentir -40 no rosto é phodo, o problema é o vento, se tiver ventando, vixiiii vai ser frio, se nao estiver ventando, o frio nao te encomoda

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaa...serio, William? Pois é, a gente entende...não pe facil mesmo! O vento que atrapalha ne hahah, nem é tanto o frio. Bom, esperamos que o proximo inverno seja um pouco melhor hehe.

      Beijos e Abracos,

      Aline e Igor

      Excluir
  9. Ola casal tudo bem? Adoro o blog de vcs acompanho como "novela". Bom penso e fazer um intercambio no ano que vem e gostaria de algumas dicas, quais foram os bairros que tiveram como indicação para morar? Quanto ao college como funcionou o application? O IELTS foi feito por ai mesmo? Os dois irão cursar? Caso não o parceiro ja poderá trabalhar não é mesmo?

    Boas sorte p voçes e aproveitem o sol....rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanne, tudo bem e voce? Ah que bom, ficamos felizes em saber que está gostando! Bom, na verdade, é dificil indicar bairros, pois quando também pedimos essa indicação para a Canadense, ela preferiu em dizer a onde não morar, do que onde morar hehe. Ela só não recomendou o norte da Cidade onde tem o North End, basicamente. E disse que talvez bem no downtown não seja muito legal pelo problema que falemos nesse post. Eu apliquei sozinha, mas se quiser, pode entrar em contato com o Fabio Araujo e ele faz todo o tramite de aplication (ele ta no nosso face =). Ja o IELTS, fizemos no Brasil mesmo. Eu (Aline) vim estudar e o Igor veio trabalhar. Dá uma lidinha, quando tiver um tempinho, no post que explicamos o que viemos fazer aqui e pode ser que lá te ajude na questão dos requisitos para trabalhar aqui. =)
      Boa sorte pra voce também e vamos nos falando. Que venha o sol! =) hehe
      Beijos e abraços,
      Aline e Igor

      Excluir
  10. Olá Aline e Igor,

    Muito legal ler o relato de vocês, pra nós que ainda estamos em processo para Winnipeg é como se nos aproximasse ainda mais do nosso sonho!!!

    Criamos nosso blog para servir de apoio aos demais assim como o de vocês!!! (alvaresinwinnipeg.wordpress.com)

    Também achamos legal a sugestão do pessoal pra vocês postarem sobre Trabalho.

    Abraço pra vocês e continuamos acompanhando!

    Tarsio e Claudia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Tarsio e Claudia! Nós podemos imaginar, pois quando estávamos ainda no Brasil, qualquer coisa que liamos sobre Winnipeg, só deixava a gente mais ansioso e mais próximo daqui.
      Nós vimos!!! Bem legal, gostamos bastante. Tentamos seguir vocês, mas não achamos onde clicar. (Ainda somos meio novatos nessa questão de blog hehe). Em breve, vamos falar mais sim sobre o trabalho e esperamos que gostem.
      Abraços e também iremos acompanhar a jornada de vocês,
      Aline e Igor.

      Excluir
  11. dahora hein.. parabéns, deu tudo certo aí!!!! cadeirinha elastica boa hein
    nossa, local perfeito wow
    obs: te tanto eu ficar falando do blog, minha mãe começou a ler.. e a pergunta básica dela "Será q a aline não consegue me arranjar emprego qualquer pra mim lá?? kk"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mah!!! Vimos agora que este comentario estava sem responder...what a shame!!! =(
      Mto obrigada por comentar....e adoramos sempre ler seus comentarios.
      Sobre sua mae...puxa hahaha, é dificil pq aqui o meio de contratação de emprego é bem diferente, principalmente na area da saude. Nós adorariamos poder ajudar!!! Quem sabe voces nao nos fazem uma visita e dai ela pode entregar uns curriculos hehe
      Beijinhos saudades

      Excluir
  12. Aline, fiquei com uma dúvida agora...
    Eu estou tentando iniciar um curso de enfermagem no canadá (não trabalho na área). Pelo que você ouviu é muito dificil começar do "zero" aí?
    E você disse que aí é bem diferente....Sabe me dizer como é?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia,
      Obrigada por comentar novamente no nosso blog! =)
      Então, pelo que ouvimos falar, parece que é mais difciil você validar seu diploma do Brasil do que começar do zero aqui. Infelizmente não conhecemos ninguem da área, mas vale tentar =)
      Um abraço,
      Aline e Igor

      Excluir
  13. Olá, Aline e Igor! Parabéns pelo extremamente útil blog.
    Também estou no processo de planejamento e gostaria que informassem, se possível, o nome de alguns bairros legais para que eu pudesse pesquisar preço de apartamento. Entendi que a parte sul da cidade é a melhor, mas não sei quais bairros (nomes) ficam nessa parte. :(
    Também não entendi esse trecho do post "Fiquem atentos também que aqui tem um sério problema de bed bug e se vocês escolherem um dos aptos listados no site, aconselhamos vocês a procurar outro local. " Vocês alugaram o apartamento em um site diferente dos que citaram?
    Muito sucesso para vocês!

    ResponderExcluir

BRazuCAs por AI - Em Winnipeg © 2014