quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

BRazuCAs por AI em - Qualificação Profissional Canadense 2 - 10 habilidades essenciais...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
E ai Galera

Tudo beleza por ai!!! Aqui estamos bem e mais uma vez vamos dar continuidade ao tema de qualificação profissional canadense...

Obrigado pelo feedback que nos deram sobre o primeiro da série e esperamos que vocês estejam mais confiantes e preparados a cada dia!!!

Hora de decolar na carreira profissional =D
Bom gostaria de deixar claro que estou me baseando no material dos cursos que fiz no Imigrante Centre, no Manitoba Start e no OFE e além disso acrescento minha experiência pessoal de quase um ano aqui em Winnipeg vivenciando na prática todo esse processo de antes e durante a busca de um emprego!

Vamos juntos então ;) e muita força de vontade galera!!!

10 HABILIDADES ESSENCIAIS PARA O MERCADO DE TRABALHO (E para a VIDA)

1 - Reading Text
                              Essa habilidade consiste em leitura e interpretação de textos em seus diferentes estilos e documentos de trabalho. Por exemplo instruções do trabalho, e-mails, cartas, memorandos, manuais de segurança e reportes...
                              Usar essa habilidade é fundamental para retirada correta das informações, compreensão de um assunto em sentido global, para futuras criticas e avaliação do que lido e principalmente para fazer uma boa comparação integrando as informações de diferentes fontes.

2 - Writing 
                               Essa habilidade faz você criar uma mensagem clara através da escrita. Isso também incluí a digitação em um computador ou em uma mensagem de texto via celular...
                               Usar essa habilidade para organizar, arquivar e documentar algo que aconteceu, acontece ou ainda vai se revelar. Outra função da escrita é prover informações como forma de persuadir alguém, requerer informações ou responder a algum pedido além de apresentar, analisar ou comparar qualquer coisa.

3 - Document Use
                                Essa habilidade lhe permite achar ou usar a informação que você precisa através da retirada de documentos e saber alocar esta informação onde precisar.
                                 Para essa habilidade é bom saber a interpretar índices, listas, tabelas, formulários, gráficos, sinais, mapas, imagens, videos, cronogramas, receitas, esquemas... Hoje em dia também saber utilizar os documentos, artigos e livros em touch screen faz uma total diferença para o ambiente de trabalho!

4 - Numeracy
                                 Essa é a habilidade de usar números e pensar de forma matemática para mensurar e fazer contas, criar estimativas, saber trabalhar com dinheiro, analisar mensagens com números e contas bancárias (ex) e também criar cronogramas e escalas de horas de trabalho...
                                 Trabalhar com números não quer dizer que você tenha que ser Expert em cálculos ou estatísticas ou mesmo economia (a não ser que você trabalhe com números diretamente)! Tendo uma noção simples de um pouco de cada item citado acima já é o suficiente para viver bem e conseguir lidar com as obrigações do ambiente de trabalho.

5 - Oral Communication
                                  Essa habilidade é simples de definir =D É saber conversar com o outro(a) passando a informação correta e idéias assim como fazer perguntas, dar direções, coordenar tópicos, explanar e persuadir.
                                  Para o sucesso na comunicação oral tente não colocar limitações como timidez ou dificuldade com o idioma inglês (nesse caso) como sendo uma barreira pois isso pode atrapalhar muito o processo além de trazer frustração. - Fica a dica

6 - Thinking
                                   Essa é a habilidade que te faz engajar no processo de resolução de problemas. Além disso direciona o planejamento e organização mental, é o poder que te faz buscar informações, pensar criticamente, e também faz uso significante da memória e do poder de decisão.
                                    Usamos o poder do pensamento principalmente para resolver todo e qualquer problema por isso é importante as vezes pensar e refletir mais que uma vez antes de tomar decisões... E dependo da situação somente aja... Use o bom senso =)
                                     Encontrar informações necessárias, ser lógico, lembrar coisas e tomar decisões também competem a essa habilidade.

7 - Digital Technology
                                    Usamos essa habilidade a partir da retirada de informações de aparelhos eletrônicos e veículos de comunicação. Quando usamos smartphones, computadores em geral, caixa registradora, algum tipo de software, envio e recebimento de e-mails...estamos utilizando essa habilidade.
                                    Com essa conexão global através da internet e de tantos aparelhos criados diariamente, saber utilizar a tecnologia digital é essencial e já faz parte da vida de todos. Por isso não se preocupem muito com essa habilidade, ela já faz parte de você faz um tempinho =D

8 - Working with Others
                                     Essa é a habilidade que faz possível liderar, coordenar ou colaborar com os colegas de trabalho e nas atividades empregatícias. Usamos essa habilidade quando somos membro de um grupo ou time ou quando fazemos uma parceria com alguém.
                                     A utilização dessa habilidade independe se estamos pessoalmente com o companheiro ou a distância como por exemplo em uma teleconferência mas sim no fato de conseguir juntos chegar com foco ao objetivo traçado alcançando assim o sucesso.

9 - Countinuous Learning
                                      Essa é a habilidade de aplicar estratégias que suportam o aprendizado e a adaptação a mudanças.
                                      Usamos essa habilidade quando aprendemos com o emprego no dia a dia, com os colegas de trabalho e também quando vamos a treinamento no ambiente de trabalho ou fora dele.
                                       Lembramos que o mais importante dessa habilidade é estar disposto a aprender ou seja, querer conhecer algo novo ou se aprofundar em temas já conhecidos. Fazendo isso você se torna mais e mais capacitado...

10 - Recognition of Humility
                                       Essa habilidade devemos utilizar quando queremos começar algo novo e também quando conseguimos alcançar uma conquista. Temos que ser humildes para com os colegas de trabalho e com qualquer pessoa que cruze nossos caminhos.
                                       Ser reconhecido por um trabalho bem feito não é motivo de sair espalhando que você é o melhor de todos ou superior a ninguém!!! Se não sabe aprenda a se controlar, agradecer, pedir e ajudar sempre que necessário.

Faça o seu melhor todos os momentos e seja uma pessoa melhor a cada momento ;)

Maravilha galera!!! Esse foi nosso aprendizado de hoje. Tenho certeza que todos nós temos esses 10 pontos sempre conosco só precisamos aperfeiçoar algumas coisas e podemos aproveitar essa chance de um novo emprego ou mesmo de um novo dia que nasceu na sua vida.

Seguimos assim então e esperamos que tenham gostado =D

Até o próximo post e se tiverem duvidas, criticas ou comentários só mandar que respondemos assim que possível ;)

Abraços

Aline e Igor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRazuCAs por AI - Em Winnipeg © 2014