sábado, 13 de junho de 2015

Curso de Sales e MKT da RRC

sábado, 13 de junho de 2015
Oi gente, tudo bem:

Hoje vim falar de um assunto que acredito que muitos de voces estão esperando ha algum tempo - Meu curso de Sales and Marketing na Red River College.

Eu pensei em fazer um video, porém não sei se conseguirei me expressar da melhor forma, como consigo escrevendo por exemplo. Caso eu resolva fazer um video sobre isso, voces serão os primeiros a saberem hehe.

Bom, primeiramente, gostaria de esclarecer a diferença entre um College e uma Universidade. Sendo assim, achei um texto a Settlement.org muito interessante sobre a diferença. Além disso, gostaria de acrescentar que o College realmente te prepara para o mercado, e sendo assim os professores nao tem necessariamente um titulo de mestrado ou doutorado, são pessoas que estudaram na area assim como trabalharam e tiveram sucesso no que fizeram. Entao, é, mais comum você chama-los de teacher do que professor em um College. Como os cursos de College são bem focados, o que a Red River faz é visitar as empresas e perguntar quais são os skills que um candidato precisa para trabalhar naquela empresa, e é assim que eles formam a grade horario, baseada nas necessidades do mercado.

Segue uma materia que achei bastante intessante também na CBC.ca falando dessa diferença focando os jovens canadenses.

O curso
O curso que fiz foi Commerce Industry Sales and Marketing e no link do curso voce encontra todas as informacoes necessarias como grade curricular, precos para estudantes canadenses e internacionais, requisitos, empregos em potencial, e muito mais. O site é bem completo, mas se mesmo assim ficar com duvida, consulte seu agente de intercambio ou o coordenador do curso para mais detalhes. Voce pode consultar ate mesmo o departamento de estudantes internacionais caso suas duvidas nao forem relacionadas ao curso.

Bom, sobre a escolha do curso e como fiz pra conseguir a carta de aceitacao, tudo isso ja foi dito no blog ou em videos de respondendo aos leitores. Porém, em um desses videos, prometi que descreveria minha experiencia com esse curso e aqui estou hoje para falar sobre ele.Resumindo, o curso é bem focado mesmo em Sales e um pouco em Marketing, como voces podem ter visto a grade horaria, as materias sao realmente relacionadas com a area de estudo e tudo que alguem precisa ter para ingressar nessa area. Como pre requisito, voce nao precisa ter feito outro curso superior para ingressar nesse curso, então voce vai encontrar pessoas que acabaram de sair do colegial, pessoas mais velhas que estão querendo mudar de profissão, pessoas que estão tentando se encontrar, pois tentaram outros cursos e não gostaram...e em sua maioria canadenses. Na minha sala, tinha no maximo 20 alunos e no maximo 25% eram estudantes internacionais.

O curso é full time e como já descrevi no post que escrevi sobre a RRC, sendo assim as aulas acontecem entre as 8am a 6pm de segunda a sexta. Não tem como prever o schedule, pois eles montam um diferente para cada termo (ou seja, a cada 4 meses), e sendo assim pode ate variar de uma turma para a outra.

A sala de aula
A sala é muito equipada e os professores fazem de tudo para utilizar o maximo dos recursos disponibilizados pelo College. Cada aula é em uma sala diferente, e sempre minhas salas eram muito maiores do que a quantidade de alunos. Para mais detalhes, acessem o post da vida de um estudante no RRC.

Os professores
Tive professores bons como tive professores ruins. Independente disso, todos eles são obrigados a lhe dar no primeiro dia de aula o program outline e você já meio que sabe as datas das provas, trabalhos, dos capitulos que serão abordados em sala de aula. Não vou falar sobre cada professor especifico e colocar os nomes deles, pois no ratemyprofessor eles aparecem com notas e opiniões de outros alunos que não condizem com minha opinião. E claro, a experiencia entre aluno e professor é muito pessoal e subjetiva, sendo assim, minha opinião não representa a competencia dos meus professores, é apenas a minha visão sobre eles. Mas vou falar em um geral...
Tive professores muito dedicados, e dedicados ate demais, que controlavam a presença em sala de aula, e uma até era tão obcecada por isso, que um dia trancou todo mundo pra fora que chegou 1 minuto atrasado. (Sim, eles são pontuais para começar as aulas, e isso não quer dizer que os alunos canadenses ou não eram pontuais para chegar na aula). Tive alguns professores que estavam pra se aposentar ja, e alguns deles não queriam nada com nada, afinal já estavam para se aposentar não é mesmo. Tive professor que nunca abriu o livro, nas aulas conversava sobre a vida e dava A pra todo mundo sem corrigir trabalho (Pois é, ele não está mais hoje dando aula, pois descobriram o que ele fazia, mas até hoje ninguem esclareceu para a sala o que aconteceu, ele simplesmente sumiu em um belo dia e nunca mais deu aula pra gente). Tive professor que sentava do seu lado para ajudar a fazer os trabalhos em classe e faziam revisões interativas otimas para prova. Enfim, tive professores de todos os tipos de metodologias e personalidades...porém, infelizmente somente a metade deles que realmente era bons ao meu ver.

As materias
Eu não posso me queixar das materias, pois a grade está no site. Percebi que as materias relacionadas a sales e marketing foram bem mais aprofundadas do que as materias complementares como law, economics, matematica...acredito que pelo motivo delas serem complementares mesmo, então foram bem basicas. No geral, apesar de eu saber o que esperar do curso, eu esperava mais das materias, mais conteudo no geral, e não tanto commom sense como era o caso de algumas materias. Talvez, pelo fato de eu ja ter um diploma de bacharel e experiencia no mercado de trabalho no Brasil, as materias não foram muito desafiadoras para mim, porém talvez para aqueles que não tem um diploma como era o caso de 80% da minha sala, então pode ser que para eles tenham aproveitado e aprendido mais. O idioma não foi um empecilho, ainda mais porque eu já tinha feito o ingles da RRC, mas acredito que se você tenha a nota necessária para ingressar no College direto, porém nunca teve um experiencia fora do país, fique tranquilo, que você vai tirar de letra essa questão do idioma. Demora um pouquinho só para você se acostumar com os diferentes jeitos de falar de cada professor, mas passa em uma semana no máximo. Sobre a materia mesmo, não foi dificil, foi só trabalhoso, pois tem muita leitura, assignments (a palavra que voce mais ouve), trabalhos em grupo e individuais, que ocupam todo o seu tempo que estiver em casa. Então se prepare! Se você pensa em trabalhar part time, tente sentir como que vai ser, pelo menos o primeiro mês e daí você volta a refletir sobre o emprego. Eu trabalhei part time desde o primeiro dia de aula, e consegui ainda passar com merito nos dois semestres (Dean's Honour Roll). Então vai de cada um mesmo, mas não se pressione se não conseguir, dê tempo ao tempo, e cada um tem um limite, busque encontrar o seu =)

Os colegas
Bom, chegou no assunto polemico para mim!!! hahaha...como ja disse acima, a maioria dos meus colegas de sala eram canadenses e infelizmente as quase 15 pessoas que conheci no curso me deram uma impressão não muito bacana sobre a juventade daqui. Resumindo, foi muito dificil pra mim aprender a lidar com eles, pois como disse acima, pensei que era da cultura deles pelo menos chegar no horario das aulas, participar das ativades, e serem super polites ao se dirigir ao proximo digamos, mas não foi bem isso que vivi em 8 meses hehe e vou explicar os motivos.

A sala no primeiro dia tinha de 25 a 30 alunos, sendo que de uns 10 alunos canadenses ja desistiram na primeira semana, ou porque acharam um emprego ou por motivo pessoal. Pois é, como as pessoas que ingressam no college estão com a intenção de arranjar um emprego que de mais dinheiro do que atualmente recebem, a maioria deles deixou bem claro que se encontrassem um emprego melhor durante o curso (partindo do principio que a maioria deles trabalhavam part time ja), eles abandonariam os estudos. Então pensem comigo, se eles já entram lá com essa mentalidade, da pra perceber que não vão se empenhar muito no curso, certo? Correto!!! A maioria deles estava la de corpo presente apenas, infelizmente. Mas o que isso interfere na minha experiencia? É que os professores passam muito trabalho em grupo assim como individual, porém esses em grupos também muitas vezes o professor que escolhe com quem você vai trabalhar e ai que vem o problema...eles não estavam muito afim de colaborar nos trabalhos, e eu como vim pra cá para dar o melhor de mim ja que paguei pelo menos 3x mais que eles, vezes 2 e pouco que é quanto deve estar a conversao do dollar, eu queria fazer meu dinheirinho valer cada centavo. Então, resumindo pra mim foi um stress muito grande, pois além dos trabalhos individuais, eu fazia os de grupo praticamente individualmente, fora lição de casa e leituras mil que tinhamos que fazer, e eu trabalhava então...realmente, eu não fui a pessoa mais feliz nesses ultimos 8 meses hahaha, o stress fazia parte do meu dia a dia.

O que mais falar dos meus colegas...bom, eles realmente acabaram com toda a imagem positiva que eu tinha dos canadenses (please, vamos fazer uma campanha, para que eu conheça canadenses diferentes para mudar minha visão hehehe...to brincando, já conheci canadenses que são exemplos de pessoas tambem, fora da escola hehehe, e sao meus amigos, adoro eles =). Vou dar alguns exemplos - os canadenses da minha sala falavam mal de tudo e todos pelas costas, e na frente, eram as pessoas mais amigaveis do mundo com essas pessoas. Alguns, não eram nada polites e falavam o que pensavam na frente mesmo e sem medir palavras...até o ponto de brigar com o professor e se retirar da sala, e depois não aparecer nas aulas mais pra não olhar na cara do professor. Falando em professor, faziam muiiita intriga, falavam mal de um professor para o outro, e depois para esse outro daquele um...de forma que esses professores acabassem não se olhando na cara mais...não faziam lição de casa, alguns iam mal na prova e culpavam o tempo que não tiveram pra estudar (desculpa de quarta serie vai). O que mais, vamos ver se me lembro hahaha...colavam na provas, plagiavam trabalhos, copiavam lição do outro...tudo pra ter o menos esforco possivel. Quando estavam na escola, só reclamavam de tudo lá...quando tinha muita lição, quando tinha pouca lição, quando tinha aula até as 5pm, quando os professores faltavam demais e eles tinha muito horario livre...reclamavam do meu professor que não dava aula, e depois que ele saiu, reclamavam porque ele saiu...sabe assim? (Que fique claro, nao estou inventando essas reclamacoes, foram reclamacoes que ouvi de fato durante 8 meses hahaha, pode parecer  brincadeira, mas é serio...tudo isso é bem real).

Agoraaa...vamos falar das coisas positivas né gente, poxa...não estou sendo canadense fazendo o sandwich approach ne (muitos deles nem fazem tambem vai hahha). Eles são muito participativos nas salas de aula, quando se interessam pelo assunto, dão opinião, surge vários debates sobre um assunto que você pensa "nem vai dar em nada isso", mas dá viu...eles se saem super bem apresentando na frente, mesmo que no improviso...eles são bons!!! Eles nenhum momento trataram os estudantes internacionais mal ou pelo sotaque ou por algum erro, pelo contrario...sempre buscavam saber mais da gente, inclusive eles respeitavam muito a gente, pois nós eramos quem tiravamos as melhores notas da sala, então eles sempre queriam se aproximar (mesmo que por interesse hahaha). Eles reconheciam muito o nosso esforço e ajudavam sempre que necessário na questão do idioma. Eles também são pessoas que querem ajudar a te por pra cima, mesmo quando você tá meio pra baixo...eu lembro que na minha ultima prova que era uma role play, que eu tinha que agir como se fosse uma salesperson, eu tinha esquecido minha roupa...e a professora era a mais rigida de todas e pensei "ela vai me matar hoje", e eles foram super solidarios comigo e me colocaram pra cima dizendo "que isso, voce é boa, vai dar tudo certo..." e no fim, a professora que também é canadense, foi super compreensiva e disse "sua apresentação não será influenciada pela roupa que esta vestindo". Então, eles sabem agir quando você mais precisa e são super supportives. Mas não posso dizer que eles se tornaram meus amigos, a nossa relação sempre foi restrita a sala de aula!

Os eventos
A escola oferece muitos eventos voltados para o trabalho. Ela trouxe diversos empregadores para dar palestras, sendo que muitos deles estavam contratando. Tivemos palestras de como arranjar emprego, preparação para Career Fair, entre outras iniciativas. Ja que toquei no assunto, nao só teve a career fair que foi gratuita no Notre Dame Campus, como tambem a Directions, porém esta era paga e num formato um pouco diferente, teve palestras e depois mesas redondas com os empregadores no Canada Inn, ao inves dos empregadores terem stands como na Fair. As duas foram bem bacanas, fora que tiveram outras que fiquei sabendo para cursos especificos que no caso não se aplicava para o meu.
Falando ainda em eventos, teve a graduation neste mes, que por opção resolvi nao participar, mas que ia ser no Centennial Concert Hall e o dia do meu curso e alguns outros seria dia 09. No ultimo semestre voce recebe um papel sobre isso para preencher, e depois mandam email com datas e todas as informacoes necessarias. A cerimonia a principio é gratuita e para alugar o Cap e o Gown era uns $35 online ou no local por $45 (https://www.buildagrad.ca/rrcstudent). Eles tambem iam disponibilizar om link parece para os familiares que nao pudessem estar presentes no dia, assistirem em casa. Para mais informacoes, segue o link http://www.rrc.ca/convocation. No meu caso, vou receber o certificado pelo correio mesmo =)

Bom, espero que tenham gostado deste post! Lembrando que foi apenas minha experiencia estudando o curso de Sales and MKT da RRC. Assim que conseguirmos mais voluntarios para falar dos cursos, faremos mais videos sobre isso.

Forte abraco a todos e nos vemos no proxima post, com SURPRESAS e videos pra voces!!!

Abracao,

Aline e Igor

7 comentários:

  1. Adorei esse post sobre o curso. Estou inclinada a fazê-lo também. Obrigada por colocar as suas experiências aqui. Ajuda muito mesmo esses relatos. A parte dos colegas (canadenses) é meio triste para mim, pois sempre achei muito chato ver a galera indo morar no exterior e só ter amizades com brasileiros. Acho que se vou morar no exterior, quero me inserir na cultura totalmente, inclusive tendo amigos nascidos lá. Fiz um intercâmbio no UK e fui com aquela impressão de que os europeus eram frios e que eu acabaria ficando sozinha ou com brasileiros. Pelo contrário, eles foram super legais, estávamos sempre juntos e eu só conheci 1 brasileiro que quase não tive contato. Por isso, meu inglês melhorou bastante e quase morri de chorar porque tinha que voltar. Gostaria que o mesmo acontecesse no Canadá. Tenho acompanhado algumas pessoas que estão aí e eu só vejo esse pessoal com brasileiro, cara, os Canadenses são tão frios assim??? Mesmo, mesmo??? Preciso ver com meus próprios olhos para crer. Tomara que eu não me decepcione. =/ Boa sorte na sua vida pós curso! E que venha o PR! Abraços.

    Nauale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nauale, estou querendo ir pro RRC em janeiro e muito esperançosa que a experiência seja parecida com a que tive na Itália, que foi absolutamente fantástica e fiz amigos de todas as partes do mundo. Chegar no Canadá e me juntar com brasileiro nem pensar! Boa sorte pra nós! :)

      Excluir
    2. Eu não vejo problema em ter amigos brasileiros, até porque é com brasileiros que estou pegando muita informação e isso tem me ajudado muito. O problema, na minha opinião, é SÓ ter amigos brasileiros ou a maior parte. Isso realmente me incomoda. Não me agrada o fato de estar em outro país e estar rodeada o tempo todo de pessoas falando a minha língua. Assim, fica parecendo que o país é multicultural, mas nas relações mais íntimas, fica cada um com os seus conterrâneos, cada um no seu quadrado. Bom, só vamos saber chegando lá, né? Talvez o lugar seja tão legal, tão bom, que ter amizades só com brasileiros nem seja tão incômodo assim e talvez seja até melhor mesmo, considerando o que algumas pessoas falam, mas sinceramente torço pelo o contrário. Abraços! Nauale

      Excluir
  2. Olá Aline, tudo bem? Puxa, muito legal este seu post, deu para ter uma boa ideia de como foi sua saga estudantil (rs). Tive uma experiência parecida no Brasil, foi exatamente como você descreveu, logo, imagino que este perfil estudantil seja dessa nova geração. Em breve espero enfrentar esta sua experiência também, por aí em Winnipeg, mas é como você disse, com um objetivo claro e de valor (para nós), superar tudo isso não será problema, certo? Parabéns, mais uma vez pelo post, e por ter conseguido atingir sua meta com louvor. ;) Abração para você e para o Igor. RC

    ResponderExcluir
  3. Que bacana! adorei o post,ainda mais porque sou formado em MKT aqui no Brasil
    com certeza você deve estar amando o curso =)

    Não deixe de postar videos por favor haha abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá! !! Que ótimas informações... Quanto tempo depois vc recebeu o seu certificado??? Abraços

    ResponderExcluir
  5. Aline, adorei o post! Muito obrigada por compartilhar essas informações.
    Tenho uma dúvida, com o que você trabalhou durante o curso e como está o trabalho agora?
    Obrigada, beijos.

    ResponderExcluir

BRazuCAs por AI - Em Winnipeg © 2014