sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Outras curiosidades de Winnipeg!

sexta-feira, 8 de agosto de 2014
Oi gente, tudo bem? E ai, galera, beleza?

O post de hoje é sobre mais algumas curiosidades sobre a cidade de Winnipeg.

Legislative Building em um dia de chuva

Vamos lá...

- Água
Aqui, quando você vai a um restaurante, a água que lhe oferecem é a da torneira. É muito comum, pois ela é boa para beber, mas às vezes você sente um gosto diferente. Já as de garrafas, nem todas também são insipidas. Depende do tipo da água, o gosto pode variar, por isso sempre escolhemos da "Nestlê" ou "Aquafina", pois sabemos que não tem gostos. Ainda falando em água, já havíamos dito que é comum toda torneira ter a opção quente e gelada, certo? Pois é, fica a dica, nunca abra só a quente ou só a gelada, abra as duas para a água ficar morna, pois separadas são extremamente quente ou gelada mesmo! hehe

- Banheiro público
Aqui os banheiros quando você vai a um restaurante, ou em qualquer lugar que tenha banheiro que não seja a sua casa hehe, a maioria deles é bem moderno como por exemplo a descarga é automática, assim como ligar a torneira e o sabão que vai a sua mão. Pode ser que você encontre, papéis para enxugar a mão ou aqueles secadores a ar. Claro, tudo depende do local que você vai, mas em geral todos são bem modernos.

Pia Fairmont Hotel

Vaso sanitário do Fairmont Hotel

- Vento
Realmente, Winnipeg é a cidade dos ventos. Apesar de no verão ter diminuído, ainda venta bastante aqui. As vezes é bem de manhãzinha e o sol ainda está bem fraquinho, então usar uma blusinha é normal! (Não para os canadenses acostumados já hehe) Lembrando que agora no verão, o Sol se põe por volta de uma 9 e 9h30 da noite, e se levanta bem cedo (pelo celular, por volta das 6 e pouquinho, não sabemos ao certo, pois só levantamos depois das 8h30 haha).

- Clinica para mulher
Bom, na séria vivências, falamos no vídeo um pouco sobre a questão da importância de achar um family doctor aqui. Complementando esse assunto, em Winnipeg tem várias walking clinics que funcionam durante o dia para qualquer tipo de problema que você tiver. Porém, há aquelas que são exclusivamente para mulheres. Elas dão assistência para problemas em geral, e também ginecológicos. Até fazem aborto, uma vez que aqui é um ato legal, infelizmente =/.

- Celular
Realmente ter um celular moderno aqui é banal, qualquer um tem independente da idade, sexo, faixa etária...especialmente para essa ultima categoria. Aqui, a maioria dos idosos que vemos andando nas ruas tem um lugar, inclusive touch. Iphone então, é super normal entre eles. Inclusive uma vez, eu (Aline) fui voluntariar em um festival e comentei com a minha colega que tinha seus 60 ou 70 e poucos anos sobre o aplicativo do festival, pois eu ainda não tinha baixado. Ela pegou o Iphone dela e mostrou como eu deveria fazer para baixa-lo. Fiquei de cara!!! Eles são muito expertos e inteirados a tecnologia. Incrível! (Falando sobre esse tema, um grupo de discussão da minha sala abortou o tema da questão do aumento da tarifa do celular, que já é alta e ficará mais ainda. Em outros estados, já houve este aumento, porém aqui em Manitoba ainda não, se preparem, pois um plano básico ilimitado que custa de $55 vai para $80, sem previsão ainda. Além do mais, há boatos que a Verizon iria tentar entrar no mercado canadense, o que pode ser bom ou não para nós consumidores e para o país).

- Andar número 13
Bom, não sabemos o porquê ainda, mas a maioria dos prédios aqui não tem o andar número 13. Pelo que lemos, é que em alguns países é considerado má sorte, e assumimos que talvez por aqui ser um país de imigrantes e não criar nenhum conflito ou prejuízo, também preferiram omitir este numero.

Cade o 13?
- Self check out
Pois é, na maioria dos mercados aqui é possível encontrar o Self check out que nada mais é que você mesmo passar suas próprias compras em um caixa onde você é o responsável por isso e claro, por fazer o pagamento. Aqui no Canadá, ainda não tentamos, mas nos EUA já. Realmente é bem conveniente quando as filas estão enormes e funciona muito bem. E claro, tem que ser muito honesto para isso. Será que funcionaria no Brasil? hehe...

Mercado nos EUA (Ainda não tiramos fotos de um daqui, mas é a mesma coisa hehe)

- Moto
Realmente é muito difícil encontrar moto aqui, inclusive no verão. Porém carro, é o que mais tem de comum, principalmente carros grandes como 4x4 e caminhonetes. Deve ser questão de cultura mesmo né...


- Canadá não é EUA
Realmente, muita gente pensa que pela proximidade dos dois países, é tudo igual. Mas eles não acham isso! Inclusive uma curiosidade é que aqui seja a escrita que prevale é a britânica, e não americana. Um exemplo disso são os centros que são escritos como Centre e não Center. Além do mais, os canadenses dizem são conhecidos por dizerem sorry por tudo, o que não acontece com a maioria das pessoas na America. Aqui não tem as famosas pennies que nem nos EUA, ou seja, se um produto é $1,99, você tem que dar $2 e não terá o troco de um centavo.

- Imigrantes
Realmente, aqui o mais que se encontra nas ruas, principalmente do centro são pessoas de diversas partes do mundo. Na RRC, os chineses dominam! Na minha sala de 17 pessoas, tem 10 são chineses. Sendo assim, sempre pensei que os chineses era sua maioria aqui no Canada. Mas conversando com meu professor, ele disse que hoje em dia a maioria são filipinos. Uma vez, que eles vem pra cá já como residentes permanentes por serem skilled workers e a província precisa disso, o Canadá como um todo. Então, é mais fácil para eles. Mas também se preparem para encontrar muito indiano, principalmente dirigindo os táxis (mais especificamente a companhia chamada Unicity)

- Remédios
Remédio de prescrição médica

Ainda iremos fazer um post somente sobre esse assunto, mas o que gostaríamos de compartilhar com vocês hoje é que fomos comprar um remédio de prescrição na farmácia outro dia ( Detalhe, nas duas vezes que fomos comprar, não precisamos pagar, pois a primeira vez o farmacêutico disse que a gente era brasileiro e ele adorava o nosso país hehe), e nessa segunda vez que fomos comprar pedi o recibo mesmo não pagando. E vocês não vão acreditar, o remédio que custava 12,35 sem taxa passou a custar 25,35 com taxa. Um absurdo, né...ainda bem que temos o cartão de saúde da RRC e só precisaríamos pagar $5, com desconto. Mas enfim, foi de graça então está mais que bom hehe.

- Cankerworms
Se você acompanhou o post da fauna em Winnipeg, vai lembrar que falamos desse bichinho que parecia uma praga aqui depois que começou a esquentar. Good news! Ele sumiu! Foram quase 2 a 3 semanas de horror aqui no downtown, principalmente nas áreas com muita vegetação e próximo ao rio. Eles ficaram por todo lugar, que era impossível andar sem esbarrar em um. Super disgusting! Mas depois de um período de chuvas que durou uma semana ou mais, eles desapareceram! O Igor até falou que viu outro dia elas em casulos. O importante é que elas não estão mais penduradas nas árvores, ufa!

BRazuCAs por ai - Cankerworms


Mas já acabou?

Em frente ao Teatro Royal MCI
Esperamos que tenham gostado =)

Forte abraço,

Aline e Igor

10 comentários:

  1. Fala casal maravilha!!!rsrs!!
    Parabens mais uma vez pelos posts, voces sao os melhores!!
    Espero que o proximo inverno seja menos rigoroso e voces possam compartilhar como sobreviver ai com este vento todo hauhauha... e se voces sobreviverem eu tambem conseguirei sobreviver.
    Abracos e Deus abencoe voces!

    Claudio e Claudia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe e ai casal, como voces estão?
      Obrigada mais uma vez pelo comentario!!! Ficamos felizes que estão gostando dos posts...só nos deixa mais empolgados para escrevermos mais hehe...
      Nós também esperamos que seja haha...ainda mais com o vento né...vocês irão sim, com certeza!!! =)
      Obrigada de coração pelo comentario, vamos nos falando...
      Um forte abraço e fiquem com Deus =)
      Aline e Igor

      Excluir
  2. muito interessante o post.. as dicas..
    lii, nao consegui ver muito os canker
    adorei, saudadessss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou ma!!!
      É, a filmagem não ficou das melhores, e tambem nao tem como gravar mais pois elas graças a Deus já se foram haha...
      Saudades e obrigada pelo comentario
      Beijos,
      Aline e Igor

      Excluir
  3. Mais uma vez, obrigado por essas informações e pela dedicação com todos por aqui.Quantas coisas e curiosidades legais que há no blog.A água com gás tem sabor diferente também?Continuo apaixonado por esse país....Bom final de semana e que tenhamos um ótimo descanso,pois estou exausto.Até mais :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos seu comentario mais uma vez, Wellington!
      Poatz...não tomamos agua com gás, mas se descobrirmos alguem que toma, a gente avisa se é diferente hehe...
      Logo menos você estará aqui =)
      Boa comecinho de semana pra você! Estamos todos exaustos hahaa...
      Abraços,
      Aline e Igor

      Excluir
  4. Olaa,
    Quando fiz intercambio para os EUA era muito caro fazer compra de coisas saudáveis.
    Ai em Winnipeg tambem é caro como la ou da pra fazer compra tranquilo? rs...
    Eu vi um post uma vez do Caio prezia que ele dizia que girava em torno de 300, 350 por casal. De fato é isso?

    Boa semana para voces!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago,
      Obrigada pelo seu comentario! =)
      Então, quando moramos nos EUA, não achamos tão caro assim, haha, gastavamos por volta de 300 por mes...e aqui, todas as coisas, são mais caras que nos EUA, é fato! Mas mesmo assim, estamos tentando manter mais ou menos essa mesma média...
      Boa semana pra você também e vamos nos falando.
      Abraços,
      Aline e Igor

      Excluir
  5. Oiiii, agora que vi!!
    Que post bacana, banheiro bonitinho é tudo né, mas nada como nosso,rsrsrs. Com relação ao 1,99 e não recebermos troco, aqui no Brasil é igual, inclusive, tem uns meses comprei algo que deu 3,50, dei 5,00 e a mocinha me deu 2 balas de troco!!!! Não aceitei, óbvio!1 Aí,chama gerente,cancela compra, abuso!!rsrs
    Parabéns casal, perfect!!!!!!!

    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Obrigada pelo seu comentario!! Ficamos felizes em saber que gostou do post =)
      Nossa, serio: Nós tambem não teriamos aceitado...muito abuso.
      Obrigada novamente pelo carinho e fica com Deus.
      Um abraço,
      Aline e Igor

      Excluir

BRazuCAs por AI - Em Winnipeg © 2014